Seagri: Projeto de avicultura beneficia mais de 100 famílias da agricultura familiar

(1 de março de 2021)

Famílias de sete Projetos de Assentamentos (PA’s) estão recebendo apoio técnico da Seagri – Secretaria de agricultura, no desenvolvimento do projeto de avicultura nos lotes dos beneficiários da reforma agrária. Atualmente 111 famílias estão inseridas no projeto.

Para ser beneficiado com o projeto os produtores devem estar organizados em associação; precisam manifestar interesse em participar do projeto (via ofício); e posteriormente, mediante visita técnica, serem classificados como aptos.

O agricultor recebe um kit para iniciar a produção, constando uma tela para o galinheiro com 1,80 x 50m, três rolos de lona de 15 metros, comedouro tubular, seis bebedouros com válvula automática, 100 animais e quarenta quilos de ração inicial.

“O projeto tem o objetivo de fomentar a atividade da Avicultura para agricultores familiares que residem na zona rural do município de Marabá. A avicultura é uma das fontes de renda da agricultura familiar e possui grande importância econômica e social por gerar condições de fixar o produtor no campo melhorando seus rendimentos e qualidade de vida, com resultados de produção para comercialização e ou para subsistência”, destacou Fabiana Solidade de Brito, Técnica em Agropecuária na área de avicultura da Seagri.

No total, já somam 111 famílias nas comunidades rurais de Escada Alta, Boa Esperança, P.A Alegria, Vila Santa Fé, P.A Nova Conquista e P.A Cachoeira Preta II, na região do Contestado. Uma das famílias é do agricultor Francisco Xavier, da Vila Santa Fé, recebeu os itens no ano passado e hoje comercializa as aves em feiras da cidade.

Seu Francisco Xavier

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Divulgação / Seagri