Seagri: Estande na Expoama apresenta projetos para a agricultura familiar, doação de adubo e açaí
Quem visitar a 35ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) pode aproveitar para conhecer os diversos trabalhos realizados pela Secretaria de Agricultura (Seagri) do município para desenvolver os trabalhos de agricultura familiar.
São 11 estandes que incluem apicultura, avicultura, compostagem, hidroponia, horta no chão, laboratório de solo, pastejo, produção de feijão, melancia e banana, suíno, tanque de peixe, além da feira da agricultura familiar.
“Hoje a secretaria esta com diversas unidades demonstrativas no estande. A gente tem o viveiro, compostagem, apicultura, tanque suspenso, Muita coisa. Estamos muito felizes de estar trazendo aos produtores e população de Marabá o quanto a prefeitura tem investido, trazendo a independência financeira aos pequenos produtores das agricultura familiar”, comenta Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto de Agricultura de Marabá.
Um dos destaques tem sido o projeto de alevinos que a secretaria iniciou este ano e atende até agora 10 famílias. Marcos conta que a ideia é que o projeto venha atender 40 famílias ainda este ano e explica que a prefeitura entra com o tanque e 100 alevinos para produção. “Em 6 meses é para se tirar uma tonelada de peixe”, comenta.
O projeto foi o que mais chamou atenção de Maria Gorete Gabriel, 61 anos, moradora de Goiânia que está visitando a Exposição Agropecuária.
“Os alevinos me encantaram muito, é um projeto muito bom e bonito. Mas achei vários projetos interessantes, desde as mudas até a hidopronia. Apoio o cultivo sem agrotóxico, sem contaminação. Uma coisa espetacular. Hoje em dia tudo que seja natural a gente precisa. Gostei também de saber da rota do cacau”, comenta .
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, destaca que um dos papeis da feira é mostrar a força que o pequeno produtor de Marabá tem com incentivo da Seagri.
“São mais de 80 projetos de assentamento no município e todos eles têm a mão e o trabalho desenvolvido pela Seagri. Levando projetos como o pastejo rotacionado, psicultura, horta, suinocultura. Um leque grande de produtos e opções para que o produtor, de acordo com sua locação, expertise e ajuda dos técnicos da Seagri, fortaleça sua economia familiar agregando valor ao trabalho rural do município”, destaca.
Ele ressalta que a feira é uma oportunidade de mostrar a população urbana um trabalho que muitas vezes não se tem conhecimento. “Temos que mostrar a população o que acontece porque a população da zona urbana muitas vezes não sabe. É um trabalho que atinge muitas pessoas. Tudo gratuito para o produtor rural”, conta.
Além da exposição dos projetos, quem passar pelo estande da Seagri nesta quinta-feira, 7, também irá ganhar uma tigela de açaí, batido na hora. Produto produzido pela agricultura familiar do município. Adubos orgânicos do Projeto Põe No Balde também estão sendo entregues a os visitantes.
“Produto local, vindo diretamente dos produtores. Por isso convidamos a todos para participar, visitar o estande da Prefeitura e aos produtores que nos procurem para buscarmos desenvolver sua independência financeira. São vários projetos aqui e convidamos aos produtores para conhecer o tanque suspenso que é nosso novo programa de 2023”, reforça o convite, Marcos Paulo Eleres.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes