Seagri: Projetos incentivam a produção de várias culturas agrícolas
Entre esses projetos se destacam a produção de feijão, cacau e melancia
Com inovações técnicas e estratégias para ampliar o atendimento às famílias de agricultores, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), tem desenvolvido com diversos projetos que fomentam a produção no campo, gerando mais emprego e renda para os trabalhadores rurais.
“No início do ano tivemos uma reunião com os presidentes de associações de agricultores para repassar as ações da Seagri ao longo do ano bem como os projetos e eles, que apresentaram as demandas, então passamos a atender os agricultores com vários projetos”, explicou Marcos Lira, engenheiro agrônomo.
Entre esses projetos se destacam a produção de feijão, cacau e melancia, além de outras culturas, que estão sendo trabalhadas pela agricultura familiar com bons resultados.
“Dentre os projetos da Seagri nós temos o da melancia, já visitamos vários produtores e estamos distribuindo as sementes e fazendo irrigação. Estamos intensificando essa cultura porque temos um amplo mercado em Marabá. A melancia tem vindo do Goiás e Tocantins, gerando emprego lá fora e queremos que gere emprego em Marabá”, explicou Milton França, técnico em agropecuária da Seagri.
De acordo com Milton França, no ano passado, dezenas de agricultores iniciaram o trabalho, que já mostram resultados de viabilidade, inclusive com novas famílias aderindo ao projeto. Aliado à este, outro que está ganhando destaque é a produção de feijão caupi, um feijão biofortificado e que já existe há três anos. Este projeto atende mais de 100 famílias de agricultores em diversos projetos de assentamentos (PA’s).
O engenheiro agrônomo da Seagri, Marcos Lira, explica que o feijão caupi se desenvolve muito bem nas regiões norte e nordeste do país.
“Temos há 3 anos o projeto de incentivo ao feijão caupi biofortificado e tem uma quantidade maior de nutrientes e já atendemos aproximadamente 100 famílias somente neste ano com mecanização, distribuição de sementes e orientação técnica e o momento agora é para fazer as visitas para avaliar como está o desenvolvimento das plantas no campo e a colheita que será feita daqui a 50 dias”, confirma.
Entre as famílias de agricultores atendidas pelo projeto estão as da região do Carrapato, Lajedo, Tapirapé, Palmeira Jussara, Cedrinho, 26 de Março, Escada Alta e Belo Vale.
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação Seagri