Seagri: Secretaria de Agricultura lança programas de 2021 para produtores rurais

(9 de fevereiro de 2021)

Na quinta-feira (28), a Secretaria de Agricultura de Marabá (Seagri) apresentou aos produtores rurais do município os programas para o ano de 2021. Participaram da reunião 40 representantes de associações rurais. Na ocasião foi apresentado como cada um pode levar os projetos para dentro do seu Projeto de Assentamento (PA).

“Tiramos as dúvidas deles, esclarecemos muitas coisas. O objetivo é levar para eles os programas e viabilizar a questão financeira, logística, atendimento, assistência técnica”, explica Marcos Paulo Eleres, secretário adjunto da Seagri.

Entre os projetos apresentados estão avicultura, pastejo rotacionado, piscicultura, mecanização agrícola, agroindústria, viveiro de muda e laboratório de solo. O projeto de mecanização agrícola, por exemplo, atendeu mais de 700 famílias, só em 2020. Para isso, a Seagri conta hoje com 20 tratores, sendo que 9 nove adquiridos e 10, que se encontravam sucateados, foram recuperados nos últimos quatro anos.

O Projeto de avicultura, por exemplo, atende hoje a mais de 120 famílias, que receberam kit composto por 120 pintinhos, bebedouro, comedouro, ração, telas, lonas, além da capacitação dos agricultores, através de cursos.  A produção de mudas já doou mais de 1 milhão de mudas, nos últimos quatro anos.

“A ideia é expandir os projetos cada vez mais, beneficiando os produtores. Cada presidente vem à Seagri e gera sua solicitação com os departamentos, para que coloquemos no cronograma. Com isso damos assistência técnica e trabalhamos para deixá-los aptos para a produção e execução do projeto”, complementa Marcos.

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Divulgação