Seagri: Segunda fase do Projeto de compostagem é iniciada
A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), inicia a segunda etapa do projeto de compostagem de resíduos sólidos orgânicos, com objetivo de aproveitar sobras de alimentos (cascas de frutas, comida, borra de café, casca de ovo, etc.) produzidas nos residenciais Tiradentes e Jardim do Éden, que servirá de adubo nas hortas das próprias comunidades.
Essa segunda fase consiste de reuniões com a comunidade para detalhar o projeto, cadastramento e treinamento de famílias interessadas em participar, as quais receberão os utensílios para coleta seletiva dos resíduos, separando o lixo seco (papel, plástico, etc.) e orgânico.
A intenção da Seagri é cadastrar, inicialmente, cerca de 300 famílias em cada residencial, lembrando que no Tiradentes moram mais de 1.400 famílias e, no Jardim do Éden, 960. Esse contingente pode produzir até 30 toneladas de composto orgânico em cada comunidade, observa Milton França, técnico responsável pelo projeto na Secretaria de Agricultura.
Na primeira fase do projeto, quatro técnicos da Seagri participaram de treinamento em Santa Catarina, berço do premiado Projeto “Revolução dos Baldinhos”, desenvolvido na comunidade Chico Mendes, nos arredores de Florianópolis, reconhecido como uma das 15 práticas excepcionais em agroecologia do mundo.
Ainda na etapa inicial, aconteceu a aquisição de equipamentos, sendo que parte já se encontra com a Seagri (um caminhão e uma mini pá carregadeira), enquanto alguns itens serão entregues em breve, inclusive os baldinhos. Também foi definida área e local das hortas e instalação de equipamentos de irrigação, onde trabalham mais de 30 famílias em cada uma delas, dando início ao preparo dos terrenos, já com início de plantio no Residencial Tiradentes. O projeto de compostagem deve entrar em funcionamento em dezembro.O recurso do Projeto de Compostagem da Seagri, equivalente a R$ 855 mil, é oriundo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, Fundo Socioambiental da Caixa e Prefeitura de Marabá.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação