Seagri: Serviço de Inspeção fiscaliza abate clandestino de animais pela cidade

(27 de novembro de 2020)

A Secretaria de Agricultura de Marabá (Seagri) realizou, nesta semana, a fiscalização de pontos suspeitos de realizarem abates clandestinos de animais para consumo. Ao todo foram fiscalizados cinco locais pela cidade, tendo sido encontradas possíveis irregularidades em dois locais. Um na Folha 35, na Nova Marabá, e outro na Vila Brejo do Meio, zona rural.

Durante este ano, mais de 20 locais foram fiscalizados, números reduzidos devido à pandemia da Covid-19. “Em 2019 foi o dobro. Mas esse ano tivemos esses percalços. No começo do ano fizemos uma fiscalização com Ministério Público, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Procon. Vamos coibir o máximo que pudermos e trazer essas pessoas para legalidade”, conta o coordenador do Departamento de Defesa Agropecuária (Defag), Odilon Soares.

A ação ocorre através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atua dentro do Defag, e contou com o apoio da Polícia militar. “Temos vários pontos mapeados na cidade e fazemos a fiscalização sem avisar. Estamos reestruturando o SIM e melhorando a concepção. Esses levantamentos estão sendo feitos constantemente”, explica.

Os utensílios utilizados nos abates dos animais são recolhidos, é feita uma pesquisa pela ficha dos proprietários, expedida a notificação e a Adepará toma a providência em relação aos animais.

Quem quiser se regularizar deve procurar a Seagri, que dará toda a orientação e consultoria, feita por um fiscal, que visita o local. “São normas que visam garantir a segurança de todos. É um trabalho importante e queremos que a população tome consciência disso. Temos mais interesse em ajudar do que em punir”, complemente Odilon.

Texto: Osvaldo Henriques

Fotos Divulgação

Veja outras fotos: