Seagri: Serviço de Inspeção Municipal é tema de simpósio
Debater o sistema de controle e fiscalização, bem como esclarecer os procedimentos para realizar o registro de estabelecimentos junto ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal) são os objetivos do Simpósio “Conhecendo o SIM”, realizado nesta sexta-feira (30), no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores.
O SIM atua há 3 anos em Marabá e já abrange um elevado número de empreendimentos, em que os serviços e produtos são inspecionados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, integrantes do Serviço de Inspeção Municipal, para que o alimento possa chegar na casa do cidadão com mais qualidade.
O Serviço de Inspeção é responsável pela fiscalização em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies. Também são fiscalizadas as indústrias de leite, pescado, carnes e produtos das apiculturas, ovos e vegetais em geral. Uma forma de garantir mais segurança dos alimentos e contribuir para que os estabelecimentos permaneçam dentro da legalidade.
Os serviços do SIM também servem para combater a clandestinidade e ampliar o mercado para produtos de origem animal e vegetal, além de realizar ações de educação sanitária.
“Esse é um momento para trazer os fiscalizados para junto do SIM e mostrar a importância do serviço que prestamos e estreitar o laço com a fiscalização para que perceba a importância do serviço prestado à sociedade. E nós vamos até ao empreendimento também para orientar, não apenas fiscalizar, mas trabalhar na orientação técnica dentro do processo de produção”, explicou Odilon Soares, Médico Veterinário, Coordenador do Departamento de Defesa Agropecuária da Seagri e Coordenador do SIM.
Marcos Vinicius Fernandes trabalha no ramo de laticínios e diz que após as visitas da equipe do SIM melhorou o trabalho no empreendimento. “É importante esse serviço porque eles nos ajudam a manter o espaço com a higienização e também orientam a melhor forma de se produzir respeitando a legislação. Eles contribuem com a melhoria da qualidade do alimento até chegar aqui na cidade”, informou.
Emerson Rocha é do setor de nutrição animal e também elogiou as visitas técnicas da equipe da Seagri e do SIM. “A importância da própria Seagri no empreendimento é de extrema importância para praticar todos os processos e se toda legislação que adotamos está em dia, além da orientação técnica e também a fiscalização. Ela é imprescindível e só temos que agradecer pela contribuição”, disse.
Texto e fotos: Victor Haôr