Seagri: Viveiro de mudas distribuiu mais 400 mil mudas em 2020

(11 de março de 2021)

No ano de 2020, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) conseguiu chegar ao teto de cerca de um milhão de mudas/ano previsto no projeto inicial, depois que o viveiro de plantas passou por ampla reforma, com apoio da Vale e ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com vista à produção de essências frutíferas e florestais para a agricultura familiar e reflorestamento de áreas degradadas.

Desse total foram distribuídas 413 mil plantinhas no decorrer do último ano, tendo ainda um substancial estoque para doação até o fim do período chuvoso. A distribuição de mudas contemplou cerca 870 famílias entre 2020 e fevereiro deste ano.

Segundo Milton França, coordenador do Departamento de Produção Animal e Vegetal da SEAGRI, o estoque de mudas compreende várias espécies, que tem como carro chefe o açaí em suas diversas variedades (precoce, pai d’égua, nativo e chumbinho), mas também existem outras essências vegetais como o ipê amarelo, coité, graviola, araçá-boi, ata – fruta do conde -, cajá, caju, jambo, jucá, dentre outras.

Milton observa que a melhor época para distribuição de mudas são os meses de dezembro a abril, visto que, durante a seca, a perda é muito grande após a transferência para o solo, obtendo maior sucesso apenas àqueles produtores que dispõem de sistema de irrigação.

O coordenador do Departamento de Produção Animal e Vegetal informa também que, nesse ínterim, a SEAGRI em parceria com o Ideflor – Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – distribuiu 150.000 sementes de cacau e saquinhos para os produtores das regiões do Tapirapé, Contestado, PA 26 de Março, Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro e PA Três Ilhas.

A SEAGRI contou ainda com apoio do ICMBIO quanto à logística e assistência técnica para a distribuição e plantio dessas sementes, em especial na região do Tapirapé.

Texto: João Batista
Foto: Arquivo