SEASP E CONSELHO APRESENTAM À IMPRENSA PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Hoje, 1º de agosto, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) e o Conselho Municipal de Assistência Social, durante café da manhã oferecido à Imprensa de Marabá no auditório da própria Seasp, apresentaram um resumo da programação da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, a acontecer nos dias 03 e 04 deste mês, que tem como atribuição avaliar a política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Segundo a titular da Seasp, Nadjalúcia Lima, a Conferência da Assistência Social visa o fortalecimento dos direitos do Sistema Único de Assistência Social que, embora tenha melhorado significativamente nos últimos 10 anos, ainda carece de muito aprimoramento, considerando a necessidade de oferecer novos serviços à comunidade carente.
Dentre as propostas apresentadas está o convite ao Governo do Estado para entrar nessa parceria. “Hoje, só os governos federal e municipal contribuem com a assistência social em Marabá”, observa Nadjalúcia, lembrando que há uma infinidade de projetos que carecem de maior aporte de recursos. Exemplo disso, é a possível criação de um abrigo para idosos, custeado com recurso público.
Também, lembra Nadjalúcia, até pouco tempo, a solicitação de auxílio funeral era esporádica. Agora, em média, três por dia. “As famílias estão mais pobres. Muita gente que saiu do Bolsa Família porque havia conseguido emprego, agora quer voltar ao programa”, garante a secretária de Assistência Social, dizendo ainda que o número de pessoal de rua aumentou e vem pedir emprego e abrigo à Prefeitura.
De acordo com José de Fátima Magalhães, presidente do CMAS, a 11ª Conferência da Assistência Social inicia às 16 horas do dia 03, com o credenciamento dos participantes. Seguida de apresentação cultural, às 19 horas; leitura do Regimento, às 20h. Na quinta-feira, o evento tem como destaque, às 21h, a palestra magna, proferida por Carlos Alberto Batista Maciel, professor doutor em Serviço Social, em Belém.
Dia 04, as 8h00, acontece a reabertura dos trabalhos, que contempla Mesa redonda, formação de grupos, apresentação e discussão dos eixos temáticos. O evento será encerrado por volta das 18 horas, após a eleição de delegados para representar Marabá na Conferência Estadual, prevista para o mês de outubro/2017.