Seaspac: 13ª Conferência de Assistência Social tem como tema “Direito do Povo e Dever do Estado”
Representantes de entidades ligadas à assistência social participam, nos dias 26 e 27 de agosto, de debates que integram a programação da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema central é “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
A abertura do evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, na noite de quarta (25) e contou com uma expressiva participação de representantes de demais conselhos, convidados e observadores. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Diorgio da Silva Santos, destacou os avanços da entidade nos últimos anos.
“Foi um período de intensos desafios, levados principalmente pelo enfrentamento à pandemia, mas com esforço e compromisso de todos conseguimos muitos avanços em relação a infraestrutura, atendimento aos idosos e crianças e ampliar as políticas públicas de assistência para que chegue a todos, sem distinção”, enfatizou.
Durante todo o dia desta quinta-feira, os participantes da conferência discutirão cinco eixos e elaboraram propostas para serem discutidas na plenária final, com temas como Proteção Social, Financiamento e Orçamento, Controle Social, Gestão e Acesso às Seguranças Socioassistenciais e Atuação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Durante a cerimônia de abertura, a Secretária de Assistência Social, Nadjalúcia Oliveira, que representou no evento o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, fez um histórico do processo de organização dos trabalhos em assistência social ao longo de 20 anos em Marabá e lembrou das dificuldades em realizar ações sem orçamento próprio e dependendo exclusivamente de repasses do Governo Federal.
“O que conseguimos é um marco histórico dentro do trabalho em Assistência Social, se formos pensar como era o trabalho há 20 ou 30 anos vamos montar um passado, onde se trabalhar neste setor era enfrentar desafios diários pela falta de estrutura e orçamento e hoje temos muito o que comemorar principalmente em estarmos reunidos na realização desta Conferência que é a décima-terceira, um grande avanço”, destacou a titular da Seaspac.
A 13ª Conferência de Assistência Social, está sendo organizada pelo CMAS, com apoio da Seaspac, Prefeitura de Marabá e Estação Conhecimento. No final da tarde desta quinta-feira, os participantes se reuniram para deliberar sobre as propostas apresentadas durante o evento.
Texto e fotos: Victor Haôr