Seaspac: 25 alunos participam do curso de Culinária Paraense ofertado pelo CRAS
Na sexta-feira (24), 25 pessoas participaram do Curso de Culinária Paraense ofertado pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Bairro Amapá. O curso iniciou na segunda-feira (13) e teve duração de 40 horas. Este curso é uma iniciativa do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários).
De acordo com Hildo Tavares, coordenador do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, o departamento trabalha com cursos e oficinas para qualificar homens e mulheres atendidos pelo CRAS e da comunidade em geral através das associações. “Durante este ano, já realizamos diversos cursos e o nosso objetivo é que possamos gerar empregos e renda sem que a pessoa precise sair de casa. Esse curso foi um dos mais procurados e desses 25 alunos, 24 eram mulheres e 1 homem”, destaca.
Segundo Deraci Muriel, diretora do Departamento de Emprego e Renda, o objetivo dessas oficinas é que essas pessoas se profissionalizem para que consigam gerar renda. “Algumas pessoas já cozinhavam pratos da culinária paraense, outras não, mas vieram se aperfeiçoar e conhecer novas técnicas. Já temos alguns outros cursos previstos, e é importante que a pessoa que deseja participar, se inscreva através dos CRAS”, reitera.
Eliene Paixão, facilitadora de Oficinas no CRAS, os alunos se mostraram muito engajados em obter conhecimento. “O curso foi ótimo, os alunos se doaram muito, e após ele, estão preparados para ingressar no mercado de trabalho fazendo comidas típicas da região”, destacou.
Práticos típicos do Pará foram algumas das iguarias aprendidas pelos alunos, como explica Marli Viana, instrutora de culinária. “No início do curso, introduzimos os alunos ao mercado de trabalho, ética, e sobre instrumentos e segurança na cozinha. Após isso, partimos para prática, ensinando passo a passo de quatro pratos: vatapá, tacacá, maniçoba e arroz paraense. Ensinamos esses pratos que são tão conhecidos e apreciados em nossa região, os alunos se aplicaram e tenho certeza que sairão daqui com muito mais conhecimento”, concluiu.
Antônio José da Silva, é lavrador, soube do curso e quis muito participar. “Já trabalhei durante cinco anos na cozinha da prefeitura da minha antiga cidade, e foi muito bom aprimorar meu conhecimento. Já sabia algumas coisas, mas é sempre bom aprender novas coisas e técnicas”, disse.
Márcia Cristina de Souza, trabalha na área da estética, e ficou muito feliz em aprender a cozinhar os pratos da culinária paraense. “Além de aprender a cozinhar pratos regionais nós aprendemos também mais sobre a cultura paraense. Aprendi técnicas que não conhecia e agora já estou pronta para reproduzir todos esses pratos”.
Os próximos cursos manicure e pedicure, massas folheadas, garçom e eletricista NR10.
Veja outras fotos:
Texto: Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento