Seaspac: Abertura da Campanha Agosto Lilás acontece no Plenarinho da Câmara Municipal
Na manhã desta segunda-feira, 7, ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá, a abertura da Campanha Agosto Lilás, de proteção à mulher. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, celebrou também os 17 anos de criação da Lei Maria da Penha.
A mesa contou com representantes de movimentos sociais de defesa da mulher, entidades governamentais, secretarias, Ministério Público e demais organizações e iniciativas que fazem parte da rede de proteção à mulher no município. O público presente foi composto por representantes da sociedade civil e estudantes da Escola João Anastácio de Queiroz, da Folha 16.
De acordo com a titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira, há um trabalho intenso em Marabá na abordagem da temática e o momento reuniu diferentes frentes de atuação contra a violência contra a mulher.
“É um evento nacional. Então, nós não podíamos deixar de fazer aqui em nosso município. É um movimento bem simbólico para acabar com a violência contra a mulher. Durante todo o mês de agosto, nós vamos estar em atividade, discutindo essa temática, seja com mulheres, jovens, idosas. Queremos atingir toda a comunidade. Se nós nos calarmos, mais difícil vai ficar. É importante estarmos com todos os segmentos da sociedade”, ressalta a Secretária.
A estudante Ana Sara dos Santos, 15 anos, participou do momento. Ela cursa o 9º ano na Escola João Anastácio de Queiroz e conta sobre a importância dos alunos terem contato com a temática.
“É importante para as meninas também saberem do que se trata, como lidar. É muito importante. Eu não sabia sobre a campanha, eu fiquei sabendo na escola. Eu sei que é uma lei que protege mulheres e homens também. Teve palestra na escola. Tem muita gente que não sabe a importância, como lidar, como é o Agosto Lilás”, comenta.
A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas: física, psicológica, patrimonial e sexual. Humilhação, xingamentos, imposição de restrições, pressão psicológica e abuso sexual são algumas das formas de violência que a mulher pode sofrer.
O Ministério Público fez-se presente por meio de Paula Gama, da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica de Marabá. Ela pontua a importância da atuação conjunta da rede de proteção à mulher no município.
“Gostaria de agradecer o convite. Parabenizo a Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher pela sensibilidade, força e parceria. Aqui em Marabá não é só em agosto que é trabalhado esse tema. Muitas conquistas já foram alcançadas. Tivemos avanços, graças ao trabalho da rede”, declara.
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar, Delegacia Especial de Proteção à Mulher (DEAM) e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e também pela Coordenadoria de Políticas da Mulher. Há também o Disque-Denúncia, no número 3312-3350 e a Central de Atendimento à Mulher pelo 180.
Entre as programações, o Agosto Lilás teve o Sarau da Lua Cheia, na última sexta-feira. Na terça-feira, dia 8, acontece a Blitz do Agosto Lilás em frente à Câmara Municipal. Abaixo, o restante da programação:
· 11/08- Atividades no CREAS
· 21/08- Atividades no CRAS Morada Nova;
· 25/08- Dia Laranja Campanha Una-se, da ONU Pelo Fim da Violência de Gênero, no Partage Shopping Marabá;
· 28/08- Atividades nos CRAS da Folha 13 e Amapá.
“É um mês que o Brasil inteiro está no movimento contra a violência contra a mulher. É uma luta que a gente tem que ter diariamente. A programação inclui ações de informação e de conhecimento correto, que serão distribuídas por toda a cidade, o mês todo. Nós vamos ter eventos nos Cras, no Creas e vamos ter a finalização dia 25 no Partage Shopping, com toda a rede. Vamos lançar também a consulta pública “Marabá por Elas”, onde as mulheres de Marabá vão participar contando sobre o que precisa, seus anseios, o que está sentindo falta e o que estão gostando das questões da mulher em Marabá”, destaca a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Heliane Paiva.
A abertura contou com distribuição de laços da campanha e café da manhã.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes