Seaspac: Ações do Outubro Rosa e de cuidados com a saúde mental são realizadas para servidoras
A tarde de quinta-feira, 5, foi diferente para as servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). Foi realizado no auditório do Senai a ação Cuidando de Quem Cuida da Gente que busca ouvir, acolher e cuidar da saúde mental das servidoras que são responsáveis pelos serviços de assistência social do município.
“Já existe o Outubro Rosa que cuida da saúde da mulher mais direcionado à prevenção do câncer. Mas hoje tentamos fazer diferente para nossas servidoras. Tratar tanto do físico quanto do emocional. Um momento para avaliar nossa saúde mental enquanto trabalhadora e mulher que ocupa diversas frentes. Seja em casa, escola, serviço. Propiciar as servidoras que avaliem e ver o que pode melhorar na sua saúde”, comenta a titular da Seaspac, Nadjalúcia de Oliveira.
Uma das beneficiadas, Alda Martins, trabalha na equipe técnica do CRAS da Nova Marabá.
“ A gente vê que é bem importante. Uma ação efetiva dentro do que esperamos pra o nosso bem estar enquanto servidoras da assistência. Buscamos essa prevenção porque a assistência social tem uma demanda muito grande. É linha de frente de muitas atividades relacionadas ao atendimento do público. Estar sempre se cuidando é importante e essas ações trazem um aconchego para gente que se sente realmente acolhido e cuidado”, comenta a servidora
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Eliane Paiva, conta que foram atendidas cerca de 150 mulheres na ação e que outras ações de cuidado e prevenção à saúde da mulher acontecerão durante o mês.
“A coordenadoria está engajada nessa causa. Nosso público é composto por nossas técnicas, que em sua maioria são mulheres. Nessa atitude de prevenção estamos promovendo ações de empatia para fazer o acolhimento das nossas meninas que trabalham na assistência social. Temos psicologia laboral, atividade de dinâmica, psicologia integrativa e outras ações integrando nosso público feminino”, destaca Eliane Paiva.
A secretária adjunta da Seaspac, Priscila Veloso, destaca que também foram propiciados alguns serviços médicos às servidoras, como mamografia e coleta do PCCU.
“A gente está proporcionando às trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dessa primeira edição do Cuidando de Quem Cuida, para que elas tenham um momento para cuidar da sua saúde. Está havendo coleta do PCCU para que elas possam se cuidar tendo em vista a carga do trabalho. Também teremos sorteios e brindes”, conclui Priscila.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes