Seaspac: Andarilho acolhido pela Prefeitura de Marabá há quase um mês vive feliz fora das ruas
Com uma aparência melhor, sorridente e simpático, Manoel Ferreira de Araújo, 66 anos, demonstra satisfação em estar vivendo no Centro de Integração da Pessoa Idosa (Cipiar), onde atualmente moram 17 idosos. Ele foi acolhido pela Prefeitura de Marabá, a menos de um mês, no dia 21 de junho, depois de passar por uma cirurgia no olho, no Hospital Municipal de Marabá (HMM), para a retirada de um tumor.
De acordo com a coordenadora Adriana Pereira, o senhor Manoel era monitorado há tempos pela equipe de abordagem da Secretaria de Assistência Social (Seaspac), e desta vez manifestou interesse em receber ajuda. Ele era conhecido da população como andarilho nas mediações da Folha 32, entre a Rodoviária e o Banco do Brasil.
“Já tinha sido feita várias tentativas da Seaspac e sempre havia recusa do idoso em ser atendido, de ter um auxílio. No último dia 06, foi feita uma força tarefa entre o Ministério Público, Seaspac, Corpo de Bombeiros e Samu, então levaram ele para o Hospital Municipal onde recebeu os primeiros atendimentos. No dia 21 de junho ele manifestou o desejo de vir morar aqui e desde então estamos com ele”, esclarece a coordenadora do Cipiar.
O senhor Manoel, natural do município de Santana do Maranhão recebe todos os cuidados necessários para uma boa qualidade de vida. Ganhou banho, teve cabelos e unhas cortadas, tem roupas limpas, sandálias novas e assim como os demais idosos acolhidos, faz seis refeições diárias todos os dias. Também ganhou uma cama no dormitório masculino e é acompanhado pelos cuidadores e demais profissionais do centro, a exemplo do assistente social, pedagoga, psicóloga e técnica em enfermagem.
“Por enquanto, estamos fazendo ainda alguns exames. Ainda não recebemos alguns resultados de exames de imagem e laboratoriais, sabemos que todo cidadão tem direito a saúde e estamos cuidando dele. No momento, a prioridade é ajudá-lo a tirar os documentos e fazer as buscas ativas de familiares”, explica Adriana.
Enquanto o idoso tem a cidadania e a dignidade devolvida, ele vai convivendo com outros idosos e a adaptação tem sido fácil. Ele é identificado como uma pessoa sensível e amigável. O pouco que se sabe sobre a vida dele é o que fala em momentos de lucidez, que apontam para conhecimentos e vivência na área da construção civil.
Nesta segunda-feira, (11), o senhor Manoel participou de um momento feliz do Cipiar. A data marcou a comemoração do aniversário de 78 anos, da dona Auribela Magalhães, com direito a bolo e buquê de flores para aniversariante.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: