SEASPAC: Bolsa Família em Marabá cadastra mais de mil famílias em menos de dois meses
O serviço de cadastramento de novos inscritos ao programa Bolsa Família, que apresentam o perfil exigido para ingresso no benefício, continua em ritmo acelerado. Para se ter uma ideia, a gerência do programa Bolsa Família em Marabá contabilizou, apenas nos meses de fevereiro e início de março, a inserção de 1.112 novas famílias oriundas das zonas urbana e rural.
Vale ressaltar que o número de famílias atendidas é superior à soma dos 12 municípios que compõem a região de integração de Carajás, já que os novos cadastros ao programa nos municípios da região de Carajás registram 972 famílias, quantidade inferior ao número de famílias do município de Marabá. Parauapebas vem em seguida na lista com 491 famílias inseridas nos meses de fevereiro e março.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda direcionado às famílias em situação de pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir às famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.
De acordo com Benezilda Lima, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Bolsa Família em Marabá, os valores repassados ajudam na economia do município. “O bolsa família tem crescido e Marabá é uma região de grande porte. Esse montante vem impactar diretamente no percentual de pagamento do município, já que o bolsa família injeta mais de dois milhões de reais no comércio, além de atender as pessoas que mais precisam. São famílias carentes que precisam desse benefício”, concluiu.
Para acessar os benefícios sociais é preciso se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) que podem ser feitas por famílias de baixa renda, no comitê do Bolsa Família, que fica na entrada da Marabá Pioneira, e nos CRAS dos bairros Bela Vista, Amapá, Nova Marabá na Folha 13 e em Morada Nova, além do CREAS, portando os documentos pessoais e comprovante de residência.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos