Seaspac: Servidores do Cipiar recebem capacitação sobre saúde mental de idosos
Na manhã desta quarta-feira, 17, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (Seaspac) uma palestra de capacitação com o tema “Transtorno mental na pessoa idosa: como lidar?” voltada para a equipe de servidores que atuam no Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar).
Durante a palestra foram abordados temas como a política de saúde mental no Brasil, os instrumentos que fazem parte da rede de atenção psicossocial em Marabá, além de alguns conceitos básicos relacionados à saúde mental.
Por outro lado, os participantes também puderam compreender como identificar sinais e sintomas relacionados a algum transtorno mental, fatores biológicos, genéticos e socioambientais que podem desencadear um quadro de transtorno mental, assim como as formas de tratamento.
“Essa capacitação é justamente para fazer com que a equipe venha aperfeiçoar esse entendimento sobre a saúde mental, sobre as abordagens que devem ser feitas à pessoa idosa que estiver em crise ou em sofrimento mental e também o manejo que deve ter com essa pessoa idosa. Porque cada tipo de sofrimento é necessário que, para a gente identificar e poder tratar, tenhamos conhecimentos específicos. A forma de lidar com essa pessoa idosa é muito importante para que a gente venha a ter um cuidado, de fato, adequado e que essa abordagem no final seja realmente terapêutica”, explica o enfermeiro psiquiátrico João Augusto Miranda, da Ala Psicossocial do Hospital Municipal de Marabá (HMM) e responsável pela palestra.
O momento também contou com uma abordagem mais técnica sobre como atuar durante um episódio de surto ou sofrimento mental de uma pessoa idosa.
A coordenadora do Cipiar, Adriana Silveira, avalia que é importante essa formação para os servidores que atuam no centro para garantir um atendimento integral às necessidades dos idosos e que se compreenda a importância do cuidado com a saúde mental deles nessa fase da vida.
“Para melhor prestarmos um serviço de qualidade aos idosos residentes, surgiu essa necessidade de capacitar todos os servidores. Hoje, nós temos de todas as áreas, pessoal da limpeza, cozinha, cuidadores, a equipe de técnicos do Cipiar, recebendo essa capacitação. Nós acreditamos que quanto mais o servidor é capacitado, mais ele consegue entender o idoso e prestar esse serviço de qualidade”, pontua a coordenadora.
Luciana Nunes, cuidadora do Cipiar há três anos, compartilha o quanto a palestra contribui para o seu trabalho no dia a dia com os idosos acolhidos no centro.
“Este é um momento muito importante e também muito esperado por todos nós cuidadores, haja vista que os transtornos mentais estão presentes. Nosso serviço é nos qualificar e saber entender, saber atuar com o nosso acolhido. É muito importante para todos nós, para que a gente possa prestar um serviço de qualidade e um bom atendimento. É um preparo profissional para que a gente possa atuar de maneira correta”, relata a cuidadora.
Lorenny Alfaia é nutricionista no Cipiar e partilha do mesmo sentimento. Ela relata como a palestra é importante para melhorar o atendimento aos idosos no centro.
“Está sendo fundamental e muito importante para a nossa capacitação, aprendizado, atualização. Esse manejo que a gente tem com os idosos em um espaço que muitos têm transtornos. Isso possibilita a gente ter um olhar mais humano, de mais cuidado junto a eles”, declara.
Para a enfermeira Ruth Oliveira, que exerce atividades no Cipiar, trabalhar a questão da saúde mental da população idosa é essencial, principalmente por se tratar de um público complexo atendido pelo centro.
“Essa capacitação que ocorre hoje é para a equipe multi, para todos os profissionais do Cipiar. Nós trabalhamos as definições de transtorno mental na pessoa idosa, o manejo adequado. Nós vamos participar de uma parte prática, como realizar uma contenção mecânica, como abordar um paciente em surto psicótico. É muito importante que não só a equipe de assistência esteja envolvida e tenha conhecimento, mas também todos os profissionais que estão inseridos no contexto”, ressalta a enfermeira.
No que diz respeito ao fluxo de atendimento do Cipiar, os idosos acolhidos são atendidos por um médico da Unidade Básica de Saúde de referência do centro, toda semana. A partir das demandas que surgem na consulta em relação à saúde mental, os idosos podem ser encaminhados para o Ambulatório de Saúde Mental ou Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Gisele Freitas, Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também participou da palestra, e destaca a agilidade no atendimento aos pacientes idosos acolhidos.
“Esses pacientes não vão ter a necessidade de passar pela regulação para poderem ser atendidos eventualmente. A gente consegue fazer esse atendimento mais rápido. Isso agiliza o serviço. O paciente que está ali institucionalizado necessita de um atendimento, por causa da situação dele, mais rápido, mais efetivo”, explica Gisele Freitas.
Cerca de 30 servidores do Cipiar participaram da palestra e receberam um certificado de participação ao término do evento.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Divulgação