SEASPAC: Conselheiros de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente recebem de treinamento

Representantes de 27 municípios regionais participaram do II Encontro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PA), na sexta-feira, 22, no auditório do Tribunal de Contas do Estado visando treinamento para realização do processo de escolha (eleição) de novos conselheiros nas respectivas áreas de abrangência como explica Rita Dias, coordenadora da Comissão de Fortalecimento dos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no CEDCA.

“É importante que o município se prepare para oferecer qualidade ao processo de escolha dos conselheiros, havendo exigência mínima de Ensino Médio completo e ainda passar por uma prova de processo seletivo”, destacou.

Quanto à organização do pleito, os CMDCA devem estar atentos para solicitar, formalmente e em tempo hábil, o apoio da Justiça Eleitoral para cedência das urnas eleitorais, bem como auxílio das polícias Civil e Militar e do Ministério Público do Estado, que acompanhará todo o processo eletivo, o que já acontece desde agora, com a presença da promotora de Justiça Ligia Valente Couto de Andrade Ferreira no encontro.

 

 

 

 

 

 

 

A próxima eleição, prevista para 06 de outubro, de forma unificada em todo o território nacional cumprindo resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para Joatan Torres, presidente do CMDCA de Canaã dos Carajás, o encontro foi interessante devido conhecimento no sentido de aprimoramento do processo seletivo dos novos conselheiros. Torres disse ainda que a eleição nesses conselhos acontece a cada 4 anos e, como a próxima será no final do ano, haverá haja tempo suficiente para a realização.

A abertura do evento contou com a apresentação dos “Doutores Pirulins”, grupo de adolescentes que cumpre medidas socioeducativas no CIAM – Centro de Internação de Adolescente Masculino – em Marabá.

Texto: João Batista

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

ACESSIBILIDADE
X