SEASPAC: CRAS Bela Vista recebe atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE)

(29 de março de 2021)

No sábado (27), o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) realizou mais uma ação itinerante, desta vez em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Bela Vista, com o intuito disponibilizar aos usuários do centro testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Enquanto por parte do CRAS foram realizados atendimentos e esclarecimentos sobre benefícios eventuais.

“Esses pontos nos quais estamos realizando as ações são estratégicos. Com base no perfil epidemiológico, na necessidade local. Bom ressaltar que estamos seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus.”, enfatiza Katiane Chaves, coordenadora do CTA/SAE.

A ação do CTA/SAE, que aconteceu nas instalações do próprio CRAS do Bairro Jardim Bela Vista, atendeu 92 pessoas, com 368 testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites B e C) e orientações com um psicólogo. A maior parte dos exames, aa teve resultado negativo, no entanto, dois reagiram positivamente para HIV, nove para sífilis; e um para hepatite B.

Durante a ação, a equipe do CRAS promoveu atendimentos e esclarecimentos sobre benefícios eventuais, como o Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Auxílio Emergencial e encaminhamentos aos principais serviços do CRAS, a exemplo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e ainda, orientações com a assistente social do centro.

Somente este mês, o CTA/SAE realizou 1.328 testes nas ações itinerantes. Vale ressaltar que os últimos levantamentos do CTA/SAE, entre janeiro e outubro de 2020, haviam apontado uma incidência de 200 casos novos de infecção pelas IST’s.

Durante a semana o CTA/SAE funciona na Velha Marabá, Travessa Santa Terezinha, com atendimento de segunda à sexta-feira. A distribuição de senha acontece às 7h da manhã para um público reduzido devido à pandemia e mediante o uso obrigatório da máscara.

Os atendimentos ofertados são consulta ambulatorial, realização de exames (HIV, Sífilis, Hepatites Virais, entre outras), carga viral e dispensação médica, bem como a distribuição de preservativos.

Novidades Seaspac

Para ficar ainda mais informado sobre as ações da Seaspac conheça as redes sociais da Secretaria (Facebook e Instagram)

Veja outras fotos:

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação