Seaspac: CRAS da Folha 13 promove serviços de convivência e fortalecimento de vínculos

Na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, a SEASPAC – Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários –, por intermédio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na Folha 13, Nova Marabá, inicia o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do ano 2020 com o intuito de promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais a crianças, adolescentes, mulheres, grávidas e pessoas idosas, a fim de prevenir situações de risco social.

A partir das boas-vindas aos grupos, o CRAS também fará a apresentação da nova equipe, agora sob a coordenação de Andreia Freitas Passos. Ao demonstrar as atividades realizadas com os usuários dos serviços, o CRAS Nova Marabá também apresentará o Projeto CEACA (Centro de Atendimento Especializado), que desenvolverá artesanato em madeira, pintura e ainda atividades pedagógicas para 100 crianças e adolescentes de famílias carentes da comunidade.

O CEACA, além de oferecer a aprendizagem (fabricação de brinquedos) no próprio CRAS, está inserido na modalidade Jovem Aprendiz, em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, já dispondo de alguns alunos no mercado de trabalho por meio desse instrumento. Por sua vez, quem trabalha na fábrica de brinquedos recebe um percentual referente às vendas.

De acordo com Carlos Magno de Souza, o Carlão, gerente do CEACA, para ter acesso a esse aprendizado, o interessado deve estar regularmente matriculado em escola convencional da rede pública e ter idade entre sete e 17 anos. Sendo que dos sete aos 13 os adolescentes participam de atividades pedagógicas complementares e entre 14 e 17 podem participar das oficinas de fabricação de brinquedos e pintura.

Ainda com referência a apresentação das atividades de 2020, o CRAS Nova Marabá contará com participação especial de Gabriela Silva, do canal Conta Gabi, com contação de histórias, e logo depois um lanche para os grupos e convidados.

Texto: João Batista
Foto: Arquivo

Acessibilidade