SEASPAC: CRAS do bairro Amapá desenvolve atividades para mais de 200 pessoas
No intuito de fortalecer vínculos e ampliar a troca de vivências, o Centro de Referência em Assistência Social do Bairro Amapá (CRAS Amapá) desenvolve habilidades artesanais, artísticas, culturais e sociais para um público de 215 pessoas de baixa renda, sendo 45 crianças, 70 adolescentes, 50 mulheres, entre elas 25 gestantes e 50 idosos. As atividades educativas e socioassistenciais visam prevenir situações de vulnerabilidade social dos usuários dos serviços.
Segundo Edileuza Gomes Athie, coordenadora do CRAS Amapá, os diversos grupos de trabalho participam de palestras, atividades de lazer, cultura, esporte, artesanato, música, oficinas e passeios. As crianças participam de aulas de música, como flauta doce e canto, atividades lúdicas, passeios e dança. Já os adolescentes, na faixa etária de 13 a 17 anos, participam de palestras com temas como a prevenção da gravidez na adolescência, além de cursos profissionalizantes e encaminhamento ao primeiro emprego, dependendo da idade. Isso acontece graças às parcerias entre instituições de ensino e o Departamento de Emprego e Renda da Seaspac – Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, a quem o CRAS está subordinado.
No decorrer do ano são oferecidas várias oficinas às mulheres. Até o final do mês será disponibilizado o curso de moda íntima que contará com instrutor do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Para as grávidas, inclusive algumas adolescentes, são oferecidas palestras e trabalhos relacionados à situação delas, contando também com a parceria do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, por meio da Seaspac, que tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
As pessoas na terceira idade tem uma programação toda especial no CRAS Amapá. Além das atividades rotineiras, nos encontros semanais, os idosos têm participação garantida nas festividades do município. Agora, no decorrer do carnaval, no próximo dia 27, a partir das 9 horas, no Engenho Novo, acontece o “Baile de Máscara”, cujos adereços são confeccionados pelos próprios foliões. Em seguida, dia 02 de março, no final da tarde, o bloco “Alegria não tem Idade” fará abertura do carnaval oficial do município, na Marabá Pioneira, com mais de 200 participantes, sendo 150 idosos de todos os CRAS da cidade e servidores que participam da organização.