Seaspac: Moradores do bairro N. Sra. Aparecida ganham curso de barbearia
O Departamento de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) realiza o curso de barbearia para 20 participantes na sede da Associação dos Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, no núcleo Nova Marabá.
O curso surgiu a partir de demanda da Associação de Moradores junto ao Departamento. Iara Morais, 21 anos, soube da oferta por meio da associação. Ela conta que já tem experiência com salão de beleza e quis ampliar o conhecimento na área.
“Eu acho que será bom para mim porque eu gosto bastante de aprender. Conhecimento nunca é demais. O corte de cabelo está em alta e homem gosta bastante de cortar cabelo. Eu acho que cada vez, mais pessoas da nossa idade, vêm para fazer, mostra que querem alguma coisa com a vida e também dá uma inspiração para a gente”, afirma Iara Morais.
Soraya Oliveira trabalha há seis anos com corte de cabelo e ministrou o curso de barbearia. Ela explica o que sente ao compartilhar seu conhecimento com os participantes durante a formação.
“Eu acho muito gratificante porque eu procuro desenvolver minhas aulas de uma forma mais fácil possível. Porque não foi da forma que eu tive oportunidade, então eu amplifico a aula e dou uma aula da forma que eu queria ter aprendido. Então, eu simplifico ao máximo a aula para eles poderem pegar o mais rápido possível e desenvolver o trabalho assim que eles saírem daqui”, ressalta a profissional.
O Departamento de Emprego e Renda conta com 32 cursos profissionalizantes e dez oficinas e tem como objetivo promover oportunidades para que públicos como mulheres e jovens consigam autonomia e renda por meio de um a prática profissional.
“A Seaspac, por meio do Departamento de Emprego e Renda, traz cursos e oficinas para a comunidade marabaense, para que as pessoas possam ter uma renda extra, assim como empoderar as mulheres, empoderar os jovens. O projeto visa qualificar, empreender e para que essas pessoas tenham uma renda familiar”, explica Derace Frota, Diretora do Departamento.
Uma das principais formas de disponibilizar um curso ou oficina é por meio de parcerias. Igrejas, associações e Organizações Não-Governamentais podem solicitar por meio de ofício o serviço. Só no ano passado, mais de 1000 pessoas foram atendidas pelas formações.
O Presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, Quessio Alvez, informa que a parceria com a Seaspac já é antiga e que em outras oportunidades a associação também recebeu cursos profissionalizantes.
“Estamos em busca de melhorar e capacitar eles, deixar no mercado de trabalho. É de muita importância o que a Prefeitura por intermédio do Departamento de Emprego e Renda tem feito em prol da nossa comunidade. A nossa juventude merece, está abraçando isso e tem uma porta aberta”, explana.
Luciana de Sousa tem 30 anos e soube do curso por meio do grupo da Associação de Moradores. Ela e o esposo, Valdimar Ferraz, 50 anos, aproveitaram a oportunidade para participar do curso de barbearia.
“Postaram no grupo, meu esposo se interessou e eu também porque como ele gosta muito de cortar o cabelo e eu também, então ficou uma coisa mais viável, eu corto o dele e ele corta o meu. E também porque eu quero empreender, quero montar algo para mim”, explica.
Valdimar Ferraz, por sua vez, já tem uma ideia de negócio para colocar em prática. “Eu tenho uma ideia. Olhando aqui no momento, na nossa região. Já foquei e estou pensando em colocar um salão móvel. Arrumar um carro e fazer corte de cabelo, de porta em porta, nos interiores”, projeta o esposo de Luciana.
Cursos
O curso de barbearia também acontece no projeto Futuro Melhor, na Folha 10. Nos próximos dias, novos cursos iniciarão:
Cozinha paraense
Instituto da Criança, no bairro Santa Rosa, de 22 de maio a 2 de junho, das 8h às 12h.
Salgados para festa
Cras Morada Nova, de 22 de maio a 2 de junho, das 14h às 18h.
Bolos artísticos
Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28, de 8 a 19 de maio, das 14h às 18h.
Barman
Flutuante Skala, na orla da Marabá Pioneira, de 5 a 16 de junho, das 8h às 12h.
Extensão de cílios
Estação Conhecimento, no núcleo São Félix, de 5 a 16 de junho, das 8h às 12h.
Serviço
Para se inscrever, basta se dirigir aos locais onde os cursos serão ministrados com xerox de RG, CPF e comprovante de residência.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos