Seaspac: Departamento de Emprego e Renda realiza curso de design de sobrancelhas nos CRAS
Foi finalizado na manhã desta sexta-feira (4), o curso de design de sobrancelhas realizado pelo Departamento de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). O curso aconteceu no CRAS do bairro Bela Vista e contou com a participação de 24 mulheres.
O curso foi totalmente gratuito e dirigido para mulheres com cadastro no CRAS ou que são beneficiárias do Bolsa Família. Todas as alunas receberam um kit profissional para iniciar o trabalho.
“Esta é a segunda turma. A primeira turma iniciou no último dia 4 de junho, no CRAS da folha 6, com 20 mulheres. Ele tem como objetivo iniciar uma atividade remunerada e empreender. Novos cursos já estão sendo programados, já na próxima semana estaremos ofertando no bairro São Félix”, informou Derace Muriel Frota Varão, coordenadora do Departamento de Geração de Emprego e Renda.
Uma das novas profissionais é a manicure, Maria Rosangela Silva. Ela conta que agora terá mais uma alternativa de renda com o seu trabalho, “Eu gostei do curso porque além de nos dar uma formação prática ainda nos forneceu material para iniciar o trabalho, pois já sou manicure e agora posso fazer mais. Quanto mais trabalhamos mais nós vamos ganhar e sem praticar você esquece. Eu amei”, disse Maria Rosângela.
Francelice Silva Matos, já trabalha na área da beleza feminina e veio participar do curso para ganhar mais experiência e aprender mais uma profissão para aumentar seu currículo. “Muito bom o curso. Eu estava atrás de algo grátis pois a gente não tem dinheiro para pagar cursos caros. Aqui é tudo de graça e é uma forma de ganhar dinheiro sem investir muito, basta praticar o que aprendeu e o que mais tem é mulher querendo arrumar a sobrancelha. É um campo de trabalho que cresce muito, tem bastante espaço para trabalhar”, disse Francelice.
A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no espaço de atividades do CRA,S no bairro Jardim União. Contou com a presença de várias autoridades, como o vereador Franklandes Matos. “É importante esse momento para essas pessoas, pois agora está tendo a possibilidade de trabalhar e gerar renda para elas e para as famílias e temos que ter mais cursos dessa natureza e atender mais pessoas”, disse o parlamentar.
Para a secretária, Nadjalúcia Oliveira, os cursos de formação são oportunos para as mulheres que precisam aprender uma profissão de forma rápida e que já possam iniciar uma atividade com pouco investimento.
“O ano de 2020 foi muito atípico e percebemos que a grande maioria de nossos usuários são mulheres. Assim pensamos para 2021 fazer um planejamento para a realidade das mulheres que possam fomentar seu próprio negócio. Tenham essa capacidade de auto-gestão com custo bem baixo. Realizamos esses cursos de cargas horárias rápidas, mas que tenham um retorno bem rápido também”, enfatizou.
Para as mulheres que tenham interesse em participar dos próximos cursos realizados pelo Departamento de Emprego e Renda nos bairros, é preciso procurar o CRAS ou a Seaspac para fazer um cadastro e aguardar a programação da realização de novos cursos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio