Seaspac: Departamento de geração emprego e renda qualificou cerca de 500 pessoas este ano

(11 de dezembro de 2020)

As atividades de cursos encerraram esta semana. Somente neste ano de 2020 o Departamento qualificou 459 pessoas com cursos e oficinas de diversas áreas

Encerrou nesta quinta-feira (10) a programação de cursos e oficinas do Departamento de Emprego e Renda, com a entrega de certificados a 25 jovens do CRAS Morada Nova, que participaram do curso de “Qualidade no atendimento”, em parceria com o SENAI. Neste ano de 2020 o Departamento qualificou 459 pessoas, entre cursos e oficinas, na faixa etária de 16 à 59 anos.

O evento foi realizado no salão paroquial da igreja católica e contou com a presença da Diretora do SENAI Marabá Carleane Saraiva, que reforçou a importância dessa parceria.

A Secretaria de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), através do Departamento de Geração de Emprego e Renda, oferta desde o ano de 2018, diversas oficinas a famílias pertencentes a uma escala social de baixa renda e expostas a situações de riscos, inerentes às mazelas causadas pela insuficiência de renda familiar e outros fatores sociais. “As oficinas tem como objetivo, integrar o indivíduo de baixa renda no mercado de trabalho, proporcionando ganho de renda familiar, auxiliando no combate à pobreza e a exclusão”, explica o coordenador Hildo Tavares dos Santos.

Ao todo, 4299 pessoas foram beneficiadas com oficinas de Técnicas em vendas, Qualidade no atendimento, Gestão de Almoxarifado, Confeitaria, Manutenção em Computador, Técnicas Comunicação Pessoal e Profissional, Técnicas de Gerenciamento de Conflitos Organizacionais, Sabão Líquido, Pipoca Gourmet, Bombom de Chocolate, Ovo de Páscoa, Sabonete Artesanal, Docinhos, entre outros.

Os cursos também contam com o apoio de organizações não governamentais e atendem especialmente usuários dos Centros de Referências (CRAS) do Amapá, Folha 13, Morada Nova, Bela Vista, além do trabalho das equipes Volantes na zona rural, como Vila Sororó, Vila Santa Fé, Sarandi, Brejo do Meio, Murumuru e na Coordenadoria da Mulher.

Feira do artesanato

Além dos cursos, o departamento também possuí um Projeto de Feira do Empreendedor (Artesanato), que disponibiliza espaços para que os artesãos/trabalhadores manuais e outros envolvidos no processo possam apresentar, divulgar e comercializar seus produtos, como Praças, Shopping, Expoama e principais eventos do município. Hoje o projeto conta com mais de 100 artesãos cadastrados. Ser empreendedor é ter ideias e acreditar que elas se transformam. Dia 04/08/2019 foi inaugurado na Praça São Felix de Valois a Feira do Pôr do sol, com 40 barracas padronizadas que conta com empreendedores do artesanato até a culinária regional.

Endereço: Atualmente o Departamento de Emprego e Renda está localizado na Travessa Ubá, Quadra 04, Lote 02- Agrópolis do Incra, Bairro Amapá/Marabá PA.

Veja mais fotos: