SEASPAC: Dia do artesão é comemorado com exposição na Marabá Pioneira
“Com as nossas mãos somos a força da região”, esse é o lema da exposição de artigos de cerca de 20 artesãos realizada com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Assuntos Comunitários (Seaspac) na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. O evento é para comemorar o dia do Artesão, celebrado nesta terça-feira,19 de março, e se estenderá até quarta (20) de 8 às 18 horas.
De acordo com Deracy Muriel, coordenadora do projeto da feira de artesanato da Seaspac, o grupo já conta com mais de 100 artesãos cadastrados, e este ano foi escolhido um espaço aberto para mostrar um pouco do talento dos artistas que produzem com a matéria prima disponível na própria região de Marabá. “Como todo ano nos reunimos no shopping, este ano resolvemos vir para a praça comemorar junto com artesãos e também com o mestre Zequinha. Sair de casa, tem um pouco de sacrifício, mas isso aqui para nós é maravilhoso porque é uma fonte de renda e muitos deles vivem do artesanato que produzem”, explica a coordenadora.
Nesta terça-feira, muita gente compareceu na exposição montada em frente ao Palacete Augusto Dias, na Marabá Pioneira. Todos os produtos estão sendo comercializados com um preço bem mais em conta. “Pedimos então a todos que possam vir aqui na praça Duque de Caxias para poder ver o que se produz de bom e bonito aqui na cidade”, convida a coordenadora do projeto da feira de artesanato da Seaspac, Deracy Muriel.
Dona Rosalina Izoton, coordenadora do grupo de mulheres Arco Iris da Justiça, acompanhou de perto o trabalho das artesãs. “Hoje está maravilhoso porque se comemora o dia dos artesãos e porque está sendo exposto o trabalho de muitos grupos de toda cidade, então para nós está muito bom, e parabenizar os idealizadores deste projeto, e a população precisa ver de perto o trabalho destes profissionais”, comentou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos