Seaspac: Em Marabá é realizado a 1ª Formação para o Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Com objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à mulher em situação de violência doméstica e familiar e garantir o atendimento humanizado e qualificado às mulheres em situação de violência, está acontecendo nos dias 5 e 6 de agosto, na Câmara dos Vereadores, a primeira formação para o atendimento à mulher em situação de violência em Marabá.
O encontro, realizado pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, reúne todos os representantes de órgãos ligados à defesa da mulher em todos os seus direitos. O tema do encontro destaca o papel dos órgãos e a situação profissional frente ao acolhimento da mulher em situação de violência.
“Esse é o primeiro momento após a aprovação do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e a coordenadoria, na sua condição de gestora do plano, está iniciando o cumprimento de seu papel no sentido de poder capacitar a rede de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência, ou seja, capacitar os servidores através da troca de saberes de cada e experiências para que a mulher seja atendida e acolhida dentro desses serviços”, destacou Júlia Rosa, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher de Marabá.
Durante o encontro serão realizados debates, diálogos, mesas redondas e palestras com convidados de diversos órgãos governamentais para avaliar o problema da violência doméstica. “Hoje está sendo um marco para a efetivação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Esta formação tem como objetivo fortalecer a rede de enfrentamento e o Conselho faz parte desta rede e foi um pedido do Conselho para que tenha essa integração, para sabermos, quando for necessário saber, onde encaminhamos essa mulher para ser bem atendida”, apontou Cláudia Cilene Araújo, Conselho da Mulher de Marabá.
Para o vereador Márcio do São Félix, toda ação de combate a violência contra a mulher é valiosa e o encontro vem discutir essa realidade, que ainda é bem presente em nossa sociedade. “Não podemos admitir que ainda persista essa violência e o legislativo tem dado total e irrestrito apoio a qualquer ação de apoio à mulher em qualquer condição, pois temos compromisso e respeito com a mulher, com a mãe e com a companheira”, afirmou.
O encontro acontece no plenário da Câmara de Vereadores de Marabá nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, com uma variada programação e participação de diversas representantes de associações e entidades ligadas à questão da mulher em Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento