SEASPAC: FEIRA DO ARTESANATO COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS EM CLIMA JUNINO
Em clima de São João, com direito à apresentação do grupo junino Arrastão do Amor adulto e mirim, a Feira de Artesanato de Marabá comemorou dois anos de sua fundação na última quinta-feira (14), em uma animada festa no estacionamento da Avenida VP-03 na folha 28, Nova Marabá.
Centenas de pessoas prestigiaram o evento e aproveitaram para fazer compras de produtos artesanais e comidas típicas.
Umas das barraquinhas bastante visitada é a da vendedora de joias produzidas com capim dourado, Claudene Cardoso. Ela acompanha a feira desde o início, quando só ocorria aos domingos na Praça Duque de Caxias. Através dos trabalhos manuais confeccionados por toda a família, Claudene consegue tirar uma grana extra. “A gente começa a expor aqui, as pessoas pegam os contatos e fazem encomendas. É muito bom para divulgar o nosso trabalho”, conta.
A Feira do Artesanato é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), que começou aos domingos na Praça Duque de Caxias e expandiu-se para diversos pontos da cidade, como o Shopping Pátio Marabá, a Galeria da folha 28 e o estacionamento da Avenida VP-03.
Ali são expostos trabalhos em tecido (toalha de mesa, panos de prato, etc.), brinquedos em madeira, artigos decorativos, plantas ornamentais, cerâmica, bijuterias e comidas regionais (mugunzá, vatapá, arroz com galinha, doces e salgados).
Segundo a Coordenadora da Feira, Derace Muriel, atualmente cerca de 100 artesãos estão cadastrados na secretaria e o objetivo da feira é valorizar o trabalho feito por eles. “Estamos trazendo para a comunidade esse grande trabalho de artesanato. O objetivo é gerar renda e mostrar o trabalho dos artesãos, pois a maioria vive de trabalhos manuais”, ressalta.