Seaspac: Artesãos da Feira do Pôr do Sol atuam na 35ª Expoama
O Departamento de Emprego e Renda (DER) da Secretaria de Assistência Social (Seaspac) está na 35ª Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), através dos artesãos da Feira do Pôr do Sol, que expõem e comercializam seus produtos ao público da feira. São 25 artesãos que vendem desde comidas a velas aromáticas, bijuterias, roupas e até mesmo caricaturas.
O coordenador do DER, Hildo Tavares, explica que Feira do Pôr do Sol participa da Expoama pelo sétimo ano seguido.
“É um projeto social que oportuniza aos artesãos de Marabá estar não só comercializando, mas também divulgando seus trabalhos. Hoje temos uma parcela dos 100 que fazem parte da feira. Estamos sendo muito requisitados. As famílias sempre vêm visitar, conhecer o espaço e adquirir os produtos”, comenta.
Uma dessas pessoas foi a estudante Vitória Passos, 22 anos, que levou para casa uma bela caricatura sua.
“Fico encantada com esses trabalhos que vejo aqui porque não levo o menor jeito, quando vejo me rendo. É um espaço de suma importância para o município, importante para eles terem essa oportunidade e maravilhoso para nós que consumimos”, comenta.
A artesã Carolina Moreno começou no projeto esse ano e está animadíssima com a oportunidade e as vendas na Expoama. Ela trabalha com a venda de velas aromáticas.
“Conheci por acaso porque comentaram e tem sido um meio de divulgação muito bom. Conseguimos trabalhar com mais aconchego, estrutura e bem estar”, comenta.
“Convido as pessoas a conhecerem novos aromas, feitos sem parafina e sem testes em animais. Primeira vez que participo aqui na Expoama, é um público diferenciado, todos os dias passam pessoas diferentes aqui e a movimentação está muito grande. A feira ajuda a muito e estou fazendo boas vendas”, complementa.
A Secretaria de Assistência Social (Seaspac) também atua na Expoama com a campanha “Não É Não”, direcionada contra a violência à mulher.
“Seaspac tem dois estandes distintos. Um da campanha da não importunação sexual contra as mulheres. Campanha que perdura todo mês de julho. Aqui damos orientações às mulheres e divulgamos os projetos a favor da mulher no município. Incluindo o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a Patrulha Maria da Penha, por exemplo”, destaca a titular da Seaspac, Nadjalucia Oliveira.
Na primeira noite de evento também foi recolhida a doação de 20 cestas básicas a serem entregues a mulheres vítimas de violência doméstica. A doação foi feita pela rainha da Expoama, Daniele Brito, através da parte do valor que ela recebeu do evento pela venda de mesas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio