Seaspac: Feirinha do Pôr do Sol encerra ano de atividades com visita da família Noel
No domingo, 17, com participação do Papai, da Mamãe Noel e duendes, aconteceu a última Feirinha do Pôr do Sol de 2023. A praça São Félix de Valois é o local onde os artesãos expõem seus trabalhos com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), através do Departamento de Emprego e Renda.
Apresentaram-se 34 artesãos com seus produtos dos mais variados tipos. A arte em exposição atrai um bom público e os artesãos comemoram as boas vendas que tiveram durante todo o ano.
“Aqui é um espaço maravilhoso com a exposição de artesanato e é um local que divulga os nossos trabalhos e esperamos que logo logo estaremos de volta”, disse Francisca da Silva, artesã.
A grande atração da Feira foi mesmo a família Noel, que chegou bem ao estilo da festa de Natal. A apresentação é resultado de uma parceria com o Instituto Cultural Hozana Lopes. Durante a apresentação, a família Noel tirou fotos com as crianças e distribuiu presentes.
“Hoje está muito animado, pois é encerramento deste ano, está bastante movimentado e é bom conhecer as peças fabricadas aqui mesmo, além de se deliciar com a comida típica paraense”, destaca Miguelina Vilhena, aposentada.
Os trabalhos produzidos em madeira pelos alunos do CEACA, centro ligado a Seaspac, também estavam expostos e atraíram muitos curiosos devido aos detalhes dos brinquedos confeccionados por alunos da rede pública municipal de ensino.
“Aqui é um espaço adequado para divulgação de nossos trabalhos junto aos turistas e convido a população de Marabá para ver a produção que é feita com o reaproveitamento da madeira e estamos a disposição do público de Marabá”, enfatiza Carlos Magno, o popular Carlão, Coordenador do Ceaca.
A Feira do Pôr do Sol é uma iniciativa da Seaspac em parceria com Associação dos Artesãos de Marabá. A programação da Feira volta no próximo ano com mais novidades. Atualmente a associação conta com mais de 100 artesãos cadastrados e que divulgam seus trabalhos através de vários eventos organizados pela Seaspac e a própria Associação.
“Hoje estamos encerrando a nossa feira com muito sucesso e é importante fazer essa programação especial do trabalho das artesãs e comidas típicas também. É um lugar de variedade e estamos encerrando em 2023, mas no próximo ano estamos de volta com muitas novidade e temos também o coreto da Praça Duque de Caxias com muitas novidades de artesanato”, destaca Derace Muriel Frota, coordenadora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio