Seaspac: Idosos do Cipiar participam de 1ª Copa de xadrez, dama e dominó
Este sábado (09) foi movimentado e diferente no Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar). Na área externa foram espalhadas mesas de jogos e os 23 idosos receberam mais do visitantes, parceiros para a 1ª competição de xadrez, dama e dominó. Foram convidados jovens e idosos dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e alunos da Escola Geraldo Veloso.
Francisco das Chagas, o Vavá, é um dos idosos que mais se identifica com o jogo de dama no dia-a-dia da casa, devido a habilidade não teve dificuldades na disputa com os adolescentes e conquistou o primeiro lugar na modalidade. Já seu Reginaldo Bentes, de 60 anos, não deu muita sorte, foi logo desclassificado no dominó. Sem muita prática no jogo, para ele o importante foi participar e interagir com a juventude. Ele está apenas há 3 meses na casa. “Receber esses irmãozinhos aqui é um prazer, não e todo dia que a gente tem isso aqui. Estou enaltecido, a presença dessas crianças aqui tá me fazendo muito bem”, destacou o idoso.
Quem também gostou do evento foi seu José Alves. O cadeirante é um dos mais ativos. Gosta muito de leitura e sempre procura ocupar a mente. De acordo com ele, foi a primeira vez que participou de uma disputa no xadrez e gostou da experiência, pois o jogo exige raciocínio e concentração. “Foi ótimo, bacana demais, estranhei porque nunca tinha participado de competição. São jovens, de um nível muito bom. Importante a integração com essa rapaziada, é sempre bom”, disse ele.
Anthony, de 18 anos, foi quem venceu seu José no xadrez, deixando o idoso em segundo lugar. Para ele a experiência valeu a pena. “Foi um bom aprendizado, eu comecei a jogar xadrez ontem e já aprendi muito com seu José, tive um entrosamento. É a primeira vez que eu vim na casa, e pretendo voltar, se não fosse o tempo eu teria perdido para ele”, disse.
A Raquel Silva, de 17 anos, é de um grupo da escola Geraldo Veloso, que tem estudado sobre a terceira idade. Essa foi uma oportunidade a mais para ela conhecer um pouco mais dos velhinhos. “A gente na escola vem trabalhando muito sobre o envelhecimento e para nós está sendo uma experiência muito boa, ouvindo a experiência de vida deles, as histórias, o aprendizado deles. E assim a gente aprende com eles”, enfatizou.
José Guilherme Silva é o educador físico do Cipiar e organizador do evento com a ajuda de outros colaboradores. Ele conta que os jogos foram pensados estrategicamente. “São jogos que trabalham muito o raciocínio, tanto do jovem quanto do idoso, o xadrez então. É bom para eles exercitarem”, destaca.
No jogo de dominó, as campeãs foram as adolescentes Débora e Amanda. Ao todo, participaram da copa 70 pessoas, 47 adolescentes e jovens.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos