SEASPAC: Inscrições para eleição dos novos conselheiros tutelares são prorrogadas

(7 de maio de 2019)

A comissão eleitoral decidiu prorrogar o prazo para inscrição ao processo de escolha dos novos conselheiros tutelares para atender ao máximo de pessoas possíveis e para que os candidatos possam organizar os documentos exigidos.

O período de inscrição ao processo de escolha dos novos conselheiros tutelares em Marabá se estende até o dia 7 de junho de 2019. Os candidatos devem ler atentamente o edital, providenciar toda a documentação necessária e procurar o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, no prédio da SEASPAC – Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, na Agropólis do Incra no bairro do Amapá.

 De acordo com Karan El Hajjar, presidente do CMDCA, o processo de inscrição, iniciado em 8 de abril, ocorre de forma tranquila.  “A prorrogação do prazo é para dar oportunidade maior para que tenhamos um maior número de candidatos. Foi também para que as pessoas que pretendem se candidatar possam reunir toda a documentação necessária para se habilitar ao processo eleitoral para a escolha dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Marabá”, explicou Karan.

Até o momento, a comissão eleitoral ainda não fez a análise dos documentos dos candidatos que já estão inscritos. Vale lembrar que só poderão concorrer as pessoas com inscrições deferidas pela comissão. “Ainda não temos nenhum pedido analisado. Até o momento já foram 16 inscritos e aguardamos que possamos registrar um pouco mais de 30 candidatos ao conselho tutelar que é de muita importância para o município”, esclareceu Karan.

Qualquer pessoa pode se candidatar desde que cumpra os requisitos exigidos no edital. Os atuais conselheiros aguardam a sanção da Lei que os autoriza a participarem do processo. Segundo Karan, isso deve acontecer nos próximos dias, já que a legislação foi aprovada pelo Senado.

A campanha inicia após a análise dos documentos dos candidatos inscritos, num prazo de no máximo cinco dias. A eleição acontece no dia 6 de outubro em todo país. Pessoas que tenham o título eleitoral de Marabá estão aptas a votar.

As inscrições são feitas, exclusivamente, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que fica na Secretaria de Assistência Social do município.

Baixe o edital

Texto: Victor Haôr