Seaspac: Instituições firmam parceria com o Programa Acessuas Trabalho
Na última sexta-feira (26), a equipe do Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho, da Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) se reuniu na sede da secretaria para estabelecer parceria com instituições, a fim de promover o acesso dos usuários que vivem em situação de vulnerabilidade social a oportunidades no mundo do trabalho. Participaram os representantes do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SINE (Sistema Nacional de Emprego), Estação Cidadania, Diretoria Técnica da SEASPAC e Acessuas Trabalho.Na ocasião, foi firmada parceria com o Senac na realização de oficinas temáticas, bem como contrato de mão de obra, estrutura do Senac para o público-alvo do programa, que são pessoas inscritas no CadÚnico, beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas com deficiência, jovens e adultos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos e suas famílias, além de encaminhamento para jovens aprendizes no mercado de trabalho. O Senac também vai ofertar cursos profissionalizantes para os usuários dos serviços.
A Obra Kolpping também firmou parceria na área de oferta de cursos de formação para o público-alvo do Programa. O CIEE e Sine se comprometeram no encaminhamento para mercado de trabalho. “A Estação Cidadania vai agilizar o processo de tirar documentação dos usuários. Às vezes surge a oportunidade de emprego, mas falta algum documento e o usuário chega a perder o emprego por isso”, sublinha Odemir Souza, coordenador do Programa Acessuas do Trabalho, destacando a importância das parcerias, pois amplia as possibilidades de ofertas de formação e inserção dessas pessoas no mundo do trabalho, cuja meta do programa e colocar cerca de 800 pessoas até o final do ano.
O Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação