SEASPAC: Jovens e adolescentes recebem capacitação para inserção no mercado de trabalho

Sessenta jovens e adolescentes que são atendidos pelos Centro de Referência de Assistência Social, entre eles que cumprem medidas socioeducativas, participaram da Capacitação “A profissão do Jovem Aprendiz para o mercado de trabalho”, oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Sociais. O evento, que teve abertura nesta quinta-feira (11), na sede da SEASPAC, faz parte do Acessuas Trabalho – Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. A primeira oficina foi ministrada por Mônica Félix, Assistente Social do CIEE – , em parceria com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, que é parceiro do projeto.

Dérace Muriel Prota Varão, Diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda da SEASPAC, explica que a oficina aborda temas como o comportamento diante do mercado de trabalho, a valorização do ensino, como fazer o currículo e outras. “Visamos prepará-los para um momento de uma entrevista e, assim, capacitar cada jovem que está participando da oficina a ter uma igualdade na concorrência no mercado de trabalho. Nas nossas atividades também todos os jovens tiram seus documentos e são cadastrados no site do CIEE”, explicou a diretora.

A diretora ressalta ainda que a capacitação contará com outros quatro encontros, cujas as datas ainda serão marcadas. “Nas oficinas do Acessuas Trabalho serão abordados temas sobre relacionamento interpessoal, iniciativa e proatividade”, concluiu, destacando que, além disso, cursos online foram disponibilizados para ampliar o conhecimento alcançado na formação.

Segundo a Secretaria de Assistência Nadja Lúcia, o evento vai muito além da formação técnica. “A capacitação é muito positiva. Nós levamos não só essa formação, mas faz uma reflexão de vida com eles, que fala desde a sexualidade, da motivação de viver em sociedade e da valorização da escola, da importância em não abandonar a escola”, enfatizou a secretária.

 

 

ACESSIBILIDADE
X