Seaspac: Mais de 100 jovens recebem certificação de cursos do Programa Acessuas Trabalho

A estudante Andressa Diniz, 20 anos, está entre os 130 jovens, que participaram do I ciclo de oficinas do Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), e aptos a receberem o certificado de conclusão dos cursos que integram o programa. A cerimônia aconteceu no auditório da Seaspac – Secretaria de Assistência Social, Promoção e Assuntos Comunitários, na manhã desta quarta-feira (18).

Para a jovem, que  se prepara para buscar oportunidades no mercado de trabalho, participar das oficinas e cursos do programa foi satisfatório, pois as discussões e orientações são essenciais para se preparar melhor frente a competitividade exigida pelas empresas. “Foi muito bom o curso em tudo, aprendemos sobre dinâmicas em grupos, conversamos bastante e é bom porque temos oportunidades de conseguir emprego, além da troca de ideias com outros jovens e conhecer melhor o mercado”, disse Andressa Diniz.

O Acessuas Trabalho é um programa de promoção do acesso ao mundo do trabalho que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social por meio da integração ao mundo do trabalho. O programa atende jovens e adultos com idade entre 18 a 59 anos, dando oportunidades tanto para quem busca inserção no mercado, quanto para os que buscam novas oportunidades.

“O programa prevê a faixa etária de 18 a 59 anos, no entanto, como percebemos que os adolescentes estão muito ociosos, sem perspectivas, neste primeiro momento estamos focando nas oficinas, trabalhando com a criatividade e na autoestima dos jovens estimulando eles ao mercado de trabalho”, explicou a assistente social Nadjalúcia Oliveira, Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários.

A Seaspac trabalha este programa em parceria com outras instituições do Sistema S (Senai, Senat, Sesi, Senac) e Obra Kolping do Brasil. De acordo com a assessora técnica do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Isnayra Lustosa, o objetivo do programa é facilitar o ingresso dos jovens no mundo do trabalho. “Nós estamos trabalhando esses jovens orientando como preparar o currículo, a importância do marketing pessoal com foco na empregabilidade e toda preparação para que eles cada vez mais estejam prontos para o mercado de trabalho”, afirmou Isnayra Silva Lustosa, assessora técnica do Senac.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

 

Acessibilidade