Seaspac: Marabá sedia capacitação do programa Operadores do SUAS
Até a próxima sexta-feira, (29), o município de Marabá estará sediando a segunda etapa do programa “Operadores do SUAS” de 2022, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) que em Marabá tem parceria com a Prefeitura Municipal. A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira, (26), no auditório da Secretaria de Assistência Social (Seaspac) e conta com a participação de 12 municípios da região.
De acordo com coordenadora de Educação Permanente e Gestão do Trabalho da Seaster, Lea Oliveira, o objetivo do programa é capacitar operadores do SUAS em todas as áreas de proteção dentro da assistência, aprimorando conhecimentos.
“Vamos ficar quatro dias trabalhando isso, preparando as equipes técnicas dos municípios aos atendimento dos usuários. São palestras de formação específica dentro da assistência social. Preparando nossos técnicos dentro dos municípios para o atendimento dentro da assistência, melhorando o serviço, o atendimento, e que passe o retorno positivo para a gestão” enfatiza a coordenadora.
De acordo com o diretor técnico da Seaspac, Luiz Silva, vinte e dois profissionais da política de assistência da secretaria estão participando do evento. São assistentes sociais distribuídos nos programas Cras, Creas, espaços de acolhimento, inclusive profissionais recém convocados no concurso público, além da própria gestão. São informações de conteúdos e portarias atuais dentro do Ministério da Cidadania no que tange a proteção social.
“Tem uma grande relevância porque nos traz todo um contexto, então a gente pega a realidade do município e transfere essa responsabilidade dentro dos blocos de proteção. É claro que todos os municípios tem suas particularidades geográficas e territoriais e traz seus moldes e recortes de atuação. Trouxemos esses profissionais para compreenderem as particularidades da política dentro de um município de grande porte que é Marabá, levando em consideração toda a contextualização geográfica e social”, destaca Luiz.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Galeria: