Seaspac: Mulheres do Residencial Jardim do Éden em capacitação de preparo de doces e salgados
A semana é de muita aprendizagem para vinte mulheres que moram no Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova. Elas participam de um curso de capacitação de preparo de doces e salgados promovido pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), com apoio da Prefeitura de Marabá e Caixa Econômica Federal.
O Projeto faz parte do Programa Casa Verde e Amarela, anteriormente Minha Casa Minha Vida e disponibiliza, no prazo de doze meses, cursos em diversas áreas do conhecimento, incluindo preparo de doces e salgados, automaquiagem, pedreiro, curso de corte e costura, entre outros.
“O curso de doces e salgados faz parte do nosso cronograma de atividades e neste mês estamos proporcionando, além desse curso, o curso de auto maquiagem, oficina de cooperativismo e empreendedorismo. O objetivo é fazer com que elas produzam e iniciem uma atividade remunerada e os materiais são de uso diário, em casa mesmo”, explica Lúcia Martins, Assistente Social da Seaspac.
Uma das alunas está bastante empolgada com o curso e diz que ao finalizá-lo vai começar uma produção para vender os salgados no próprio bairro. “Estou achando maravilhoso! Esse curso está ótimo, estou aprendendo muitas coisas que eu não sabia fazer como quibe, brigadeiro e esfirra e depois vou fazer para vender e também para festas de aniversário. Estou gostando muito”, disse Maria Delma Alves, aluna do curso.
O curso de preparo de doces e salgados finaliza na próxima segunda-feira (29), e nesta quarta-feira (24), as alunas estavam aprendendo o passo a passo da confecção de quibe e esfirra, mas já meteram a mão na massa e aprenderam também a confecção de doces.
“Aprendi tanta coisa deliciosa. Ontem fiz um doce de banana e hoje estamos aprendendo a fazer esfiha e quibe e eu estou amando fazer esse curso. Vai dar um dinheiro extra e essa professora é nota 10”, declarou a aluna Iraceli Oliveira Marques.
A instrutora do curso é uma profissional já bem conhecida na cidade pelo talento na produção de doces e salgados. Lucélia Nascimento repassa às alunas tudo o que aprendeu durante longos anos de experiência.
“É maravilhoso ensinar, é algo inexplicável, pois chegar numa turma que está cheia de expectativa e mostrar o que você sabe fazer é maravilhoso, não tem explicação. Elas vão levar para a vida toda essa aprendizagem e vão colocar em prática o que aprenderam para gerar renda”.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom