Seaspac: Oficinas para geração de renda já beneficiaram mais de mil pessoas esse ano

A Prefeitura de Marabá, por meio do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos comunitários (Seaspac), desde maio do ano passado, oferta às famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), diversas oficinas com o objetivo facilitar o ingresso no mercado de trabalho, proporcionar renda familiar e auxiliar no combate à pobreza e exclusão social, já beneficiou 2.418 pessoas, nesse período. E de acordo com a Derace Muriel, coordenadora do Departamento de Emprego Renda, do mês fevereiro de 2019 até agora já são 1144 pessoas atendidas.

Dentre os treinamentos estão os de atendimento, gestão de almoxarifado e manutenção em computador, além dos gastronômicos como amendoim caramelado, doce de feijão, geladinho e pipoca gourmet, biscoito, bombons e ovos de chocolate e docinhos de leite em pó. Há também algumas oficinas voltadas para a fabricação de produtos de limpeza como sabão líquido e sabonete artesanal e de artigos como avental multiuso e bolsa de lona.

Esses cursos são direcionados para os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Amapá, Folha 13, Morada Nova e Bela Vista, que por sua vez, por intermédio de equipes volantes, oferecem essas oficinas na zona rural, a exemplo das vilas Sororó, Santa Fé, Sarandi, Brejo do Meio, Espirito Santo e Murumuru e ainda para a Coordenadoria da Mulher.

Algumas organizações não governamentais também já receberam esse benefício como as Associações de Moradores dos bairros Residencial Tiradentes, da Paz,  Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, além das Associação Arco Íris da Justiça e Instituto Hosana Lopes de Abreu.

Além da oferta de cursos e oficinas, o Departamento de Emprego e Renda da Seaspac também possui o Projeto de Feira do Empreendedor (Artesanato), que tem como objetivo disponibilizar espaços para que os artesãos/trabalhadores manuais e outros envolvidos no processo possam apresentar, divulgar e comercializar produtos em Praças, Shopping, Exposição Agropecuária e principais eventos do município.

Nesta segunda quinzena de setembro estão previstas as  oficinas de Docinhos de leite em pó, para a cidade; e confecção de biscoitos para a zona. Veja onde acontece:

17 e 18/09 – Vila União (CRAS Volante do Amapá)

19 e 20/09  – Capistrano de Abreu (CRAS Volante do Amapá)

21/09 – Santa Fé (CRAS Volante do Amapá)

23/09 – Associação de Moradores Bairro Nossa Senhora Aparecida

24/09 – Instituto Florescer

25/09 – CRAS Bela Vista

26/09 – CRAS Morada Nova

27/09 – Escola Pedro Peres (noite) alunos do EJA

30/09 – CRAS do Amapá

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação 

Acessibilidade