Seaspac: Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres finaliza Campanha Outubro Rosa
A programação traz informações especais sobre empreendedorismo feminino
Na tarde desta quarta-feira, 31, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou o evento “A força rosa: vencendo com o empreendedorismo”. A ação contou com apoio do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac, Sebrae, Banpará e Partage Shopping, onde foi realizado o evento.
Segundo Nadjalúcia Oliveira, titular da secretaria, durante o mês de outubro, além de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde da mulher, é necessário também abordar outros aspectos essenciais referentes ao universo feminino.
“Estamos aqui para falar de saúde, mas também do valor que tem você ter autonomia econômica. É um momento de reflexão para as mulheres não apenas para a saúde, mas também social e psicológico”, pontua a secretária.
A Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Heliane Paiva, destaca que a realização do evento busca fortalecer o empreendedorismo feminino em face dos múltiplos papéis exercidos pela mulher na atualidade.
“Hoje a gente sabe que para a mulher empreender, ela enfrenta alguns desafios, inclusive no que diz respeito aos cuidados com a casa, afazeres domésticos. Então, ela dedica menos tempo quando ela precisa empreender, em razão disso, porque ela tem múltiplas tarefas. É uma experiência única. É muito legal esse partilhar com elas. A gente sabe o que cada uma está passando para poder estar aqui com a gente”, explica.
A programação contou com palestra sobre precificação de produtos, organizada pelo Sebrae, e outra organizada pelo Banpará a respeito do Empodera, programa de financiamento para mulheres empreendedoras.
As artesãs que fazem parte da Feira do Pôr do Sol participaram expondo seus produtos. Caroline Moreno trabalha com velas aromáticas e compartilha seu sentimento em participar da programação.
“Foi uma grande oportunidade que a Prefeitura e o Sebrae nos proporcionaram de estar aqui expondo para pessoas de públicos totalmente diferentes. E está dando super certo, as vendas estão ocorrendo bem”, afirma.
Claudene Cardoso trabalha há 15 anos com artesanatos feitos a partir do capim dourado e participa há três anos da Feira do Pôr do Sol. Para ela, espaços como a feira representam uma oportunidade para expor seus produtos.
“O capim dourado dá um pouco de trabalho porque é selecionado fio a fio. A Feira do Pôr do Sol é importante porque a gente não tinha um espaço específico só para artesãos. Eu acho muito importante esse momento aqui porque assim como nós mulheres estamos aqui, tem muitas em casa ainda que estão com vergonha, que ficam sem jeito para expor. Aí, elas vendo que tem essa oportunidade que elas podem também estar junto agregando, dar mais força pra gente”, declara.
O evento também realizou corte solidário, em parceria com o salão Miss Jhon. O cabelo coletado será enviado para organizações não governamentais, em São Paulo, que produzem perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. As perucas serão enviadas de volta para Marabá e distribuídas pela Seaspac.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes