SEASPAC: Plantão Social entrega benefícios eventuais
Os serviços de assistência social atuam de maneira permanente para prestar apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social. No entanto, até julho de 2017 os serviços não se estendiam aos finais de semana e feriados. Foi quando a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (SEASPAC), instituiu o Plantão Social para atender as demandas desses dias.
A principal demanda atendida pelo Plantão Social é referente ao benefício eventual de urna funerária às famílias que perderam um ente querido e não têm plano funerário. Desde 2019, mais de cem famílias receberam esse benefício. Só em 2021 foram 15. Quando a solicitação é feita, a equipe faz a análise da situação para constatar se há vulnerabilidade econômica e se a família faz parte de algum plano funerário para assim determinar se o benefício será concedido.
Aos finais de semana e feriados um automóvel com motorista e assistente social fica de plantão aguardando as demandas. De acordo com Jacirene Amaral, assistente social que atua há um ano e meio no atendimento, destaca porque o serviço é imprescindível para a população em vulnerabilidade social.
“É gratificante ajudar as pessoas porque é bom saber que elas podem contar com esse atendimento e o plantão ajuda a cobrir esse vácuo nesses dias. Então, as pessoas têm essa cobertura porque as emergências acontecem a qualquer momento”, relata a assistente social.
Além disso, as equipes também prestam apoio em dúvidas sobre benefícios previdenciários e em casos de violência doméstica, trabalho infantil e pessoas em situação de rua, sempre encaminhando as pessoas para os órgãos responsáveis como CRAS e Conselho Tutelar. “Nós somos a porta de entrada para essas situações de emergência”, observa Jacirene Amaral.
Serviço
A equipe de plantão fica situada no Centro de Acolhimento POP (Acolhimento Provisório para Pessoa Adulta em Situação de Rua), na Folha 30, Quadra 5, Lote 6, Núcleo Nova Marabá, onde recebe as demandas de maneira presencial. Por telefone, o atendimento ocorre nos seguintes números: (94)992768670 e (94)988032214.
Texto: Ronaldo Palheta