Seaspac: Prefeitura adquire produtos da agricultura familiar para os programas assistenciais
A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC), aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, em 2020, e agora iniciou o abastecimento dos equipamentos de assistência social a partir da coleta de alimentos da agricultura familiar, na modalidade compra com doação simultânea.
O programa disponibiliza o total de R$ 36 mil para a compra direta de hortifrutis produzidos pela Agricultura Familiar e os destina às instituições mantidas pelo município, a exemplo da Casa da Pessoa Idosa, Centro POP, que acolhe pessoas em situação de rua, e Abrigo de Crianças e Adolescentes.
Embora a adesão ao PAA tenha ocorrido em 2020, a execução da primeira fase começou agora ir em 2021, depois da seleção de oito famílias de agricultores, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI). Os agricultores entregam seus produtos na SEASPAC, que os distribui nos abrigos da rede socioassistencial.
A intenção da SEASPAC é expandir a quantidade de fornecedores. Para isso, está recebendo novas inscrições de produtores da agricultura familiar, inclusive para futura prestação de contas junto ao financiador do Programa de Aquisição Alimentar.
Texto: João Batista
Fotos: Arquivo e divulgação