Seaspac: Prefeitura lança Projeto Técnico Social do Residencial Jardim do Éden
A Prefeitura de Marabá lançou nesta terça-feira, (11), o projeto Técnico Social (PTTS) que será desenvolvido no Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova, beneficiando cerca de 900 famílias. A iniciativa, que vai transcorrer por 12 meses, visa o fortalecimento da identidade local.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) fazem parte da comissão que vai acompanhar a execução do PTTS. A empresa Abradesa, de Belém, vai executar o projeto, o qual é co-financiado pela Caixa Econômica Federal, na ordem de R$ 851 mil reais com a contrapartida da Prefeitura de Marabá que é a elaboração, o monitoramento e acompanhamento da execução do projeto.
Nadjalúcia Oliveira, secretária da Seaspac, explica que o PTTS tem como objetivo desenvolver ações que promovam a inclusão social e produtiva. “É direcionado a oficinas, fortalecimento do associativismo, associação do bairro, no que tange também às questões sanitárias, ambientais, geração de emprego e renda. Conhecer os moradores de lá e suas necessidades”, esclarece.
A secretária observa ainda que o PTTS devia ter sido implementado há 5 anos, contemplando as primeiras famílias do Minha Casa, Minha Vida, vindas de diversas partes da cidade, sobretudo de áreas alagadas, no entanto, devido aos inúmeros procedimentos burocráticos relacionados aos processo licitatórios, o projeto teve de ser adiado e algumas das famílias já não se encontram no local.
“O programa visa fortalecer essa identidade local, territorial, porque na fundação de um residencial vão famílias de todos os territórios e é preciso que eles comunguem de uma comunidade em comum agora, da qual eles vieram de parte tão distintas. Para fortalecer a reflexão da vida cotidiana deles, tendo em vista que eles vão ter vários problemas ali dentro e que eles têm de buscar as soluções juntos. E saber valorizar aquele empreendimento do qual eles estão residindo”, afirma Nadjalúcia.
Rogério Paixão, assistente social e coordenador de projeto da Abradesa, empresa que venceu o processo licitatório e que vai executar o PTTS, deverá iniciar as atividades na próxima quinta-feira (13).
“Sabemos da realidade do empreendimento, inclusive estivemos lá. O que trazemos como empresa é o compromisso da execução do projeto. Temos 12 meses de atividades, abarcando 3 eixos para atender essa comunidade. Fortalecer essa comunidade, mobilizar essa comunidade, levar educação ambiental, educação patrimonial também e desenvolvimento socioeconômico, que são os cursos, qualificação profissional. A partir de hoje, após a ordem de serviço, vamos definitivamente para dentro do empreendimento fazer a mobilização e informar a comunidade que a Prefeitura está chegando naquela comunidade através do executor”, informa o representante da empresa.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento