Seaspac: Prefeitura realiza programação alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

As atividades iniciam nesta quinta-feira (06), das 13h às 17h30, no auditório do Plenarinho da Câmara Municipal, com o Seminário Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Crea) realizará a partir de quinta-feira (6) uma série de ações alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que ocorre em 12 de junho.

Nesta quinta-feira, dia 6 de junho, das 13h às 17h30min, acontecerá no auditório do Plenarinho, localizado na Câmara Municipal, o Seminário Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil – Realidades e Perspectivas. O objetivo do seminário é explicar o que é o trabalho infantil, buscando mobilizar e sensibilizar a comunidade.

Haverá uma palestra com o tema “Tráfico de drogas, uma das piores formas de trabalho infantil”, com a participação da pesquisadora Ana Paula Galdeano Cruz, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e autora de dois livros sobre o tema. Um que dá nome a palestra e outro chamado “Crianças e Adolescentes com familiares e encarcerados: levantamento de impactos sociais, econômicos e afetivos”.

A palestra tem como público alvo os profissionais que atuam em medidas socioeducativas juntos a adolescentes em Liberdade Assistida e profissionais da rede de proteção social do sistema de garantias de direitos. No entanto, Alda Martins, coordenadora das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), explica que a ação é aberta a todo público

Ainda serão realizadas mais três ações. No dia 7 de junho será realizada uma oficina interativa com mostras de vídeos, dinâmicas de grupo, estudos dirigidos e exposição de conteúdo, a ser realizado no auditório da Seaspac, das 8h30min às 17h30min.

No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, dia 12, haverá um passeio ciclístico do Ginásio Poliesportivo da Folha 16 até Vila Militar Presidente Castelo Branco seguida de tarde de lazer no CSSM. Participarão os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As atividades serão desenvolvidas junto com instituições da Rede Municipal do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é levar a comunidade a interagir e participar das ações, chamando a atenção do público.

No dia 21 de junho, encerrando as ações do mês de combate ao trabalho infantil, ocorrerá o Café com Arte, na Associação da Folha 33, durante o período da manhã. Acontecerão apresentações de palhaços, artesanatos, oficina de brinquedos do CRAS e contadores da história da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A DATA

O dia 12 de junho, foi instituído como Dia Mundial Trabalho do Infantil,  pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, dia da apresentação do primeiro relatório global sobre sobre o trabalho infantil, na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil o dia ficou conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela lei Nº 11.542/2007.

 

Texto: Osvaldo Henriques

VAGAS DE EMPREGO NO SINE – MARABÁ PARA SEXTA, DIA 10

ACESSIBILIDADE
X