Seaspac: Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência inicia no CRAS Amapá
Na manhã desta segunda-feira, 5, aconteceu a abertura da “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: Impactos na Família e na Sociedade”. A programação ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Amapá e contou com a participação de alunos do 6º e 7º anos da Escola Acy Barros.
A semana nacional foi estabelecida por meio da Lei Federal nº13.798/2019 e tem como objetivo promover o debate de informações de caráter educativo e informativo a fim de prevenir a gravidez na adolescência que, segundo o Ministério da Saúde, compreende indivíduos entre 10 e 20 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, mais de 1000 adolescentes se tornam mães todos os dias.
Em Marabá, a programação ocorre de maneira intersetorial. Em anos anteriores, as ações iniciavam em Unidades Básicas de Saúde, mas neste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) optou por dar início à programação em um CRAS.
“Esse ano, pensamos diferente. Estamos fazendo o lançamento da campanha aqui no CRAS Amapá devido os números altos de atendimento dentro dos nossos serviços. Trabalhar a prevenção de forma intersetorial é ter a certeza de que toda a rede de atendimento desse adolescente, dessa criança, está preparada para receber essa demanda”, explica Luiz Silva, diretor da Seaspac.
Entre os principais pontos ressaltados durante a semana estão questões que afetam diretamente a vida das adolescentes em especial, como a evasão escolar, riscos à saúde, ruptura do colo do útero, mortalidade materna, nascimento prematuro, aborto natural, trabalho precoce, carreira e futuro.
De acordo com Nadjalúcia Oliveira, titular da Seaspac, a ideia da Semana Nacional é juntar esforços com as demais secretarias para debater a questão e propor políticas públicas que atuem na prevenção da gravidez na adolescência.
“Nós observamos alguns territórios que têm essa maior incidência. Nada melhor do que fazer esse lançamento aqui no CRAS porque é a política que está no território. Nós vivenciamos esse fenômeno que não devia existir porque traz muitas perdas na vida da jovem. Esses adolescentes ficam impedidos de se desenvolver potencialmente em virtude dessa gravidez não desejada. Queremos fazer uma grande rede fortalecida para combater esse fenômeno. Não é só da Seaspac, mas do município. Todos nós temos responsabilidade em minimizar essa situação”, pontua a secretária.
A abertura contou com palestra de Francisco Abreu, enfermeiro especialista em planejamento familiar que atua na UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte. Em sua fala, o enfermeiro destacou como a gravidez afeta o desenvolvimento do adolescente em diversos aspectos, mas também a importância da participação da família no debate desse assunto com os adolescentes.
“É um assunto amplo, é inesgotável. Vamos tentar deixar dicas para os adolescentes que assistem à palestra e tentar conscientizar também os pais desses adolescentes, pois eles levam essas informações para casa. Tem que haver uma conversa dentro do ciclo familiar sobre esse assunto, que comece lá essa conscientização”, destaca.
A conselheira tutelar Francicleia Santana também participou do lançamento da Semana Nacional. Ela ressalta a atuação na mediação dos casos de gravidez na adolescência que chegam à entidade.
“A gravidez na adolescência traz muitos riscos para a saúde, tanto da mãe quanto do bebê, problemas sociais na vida dessa família. O Conselho Tutelar vem para conciliar e encaminhar para um pré-natal saudável e busca verificar de onde vem essa gravidez. Infelizmente, os casos de gravidez na adolescência que chegam até o Conselho Tutelar são consequência de violência sexual, de estupro de vulnerável. O Conselho Tutelar atua na vida dessa adolescente e também na família, aplicando as medidas de proteção”, afirma.
Programação
Na terça-feira, 6, a programação será realizada pelo CRAS Morada Nova na UBS Espírito Santo, com palestra e distribuição de cartazes e distribuição de panfletos, a partir das 9h. A partir das 14h, a programação é organizada pelos CRAS Amapá e Folha 13 na UBS Jaime Pinto, com as mesmas atividades.
Nos outros dias, as programações nas UBS também serão organizadas pelos CRAS mais próximos. No dia 7, será na UBS Amadeu Vivácqua, a partir das 8h, e na UBS Demósthenes Azevedo, às 14h.
Na quinta-feira, dia 8, na UBS Maria Bico Doce, às 8h; UBS Enfermeira Zezinha, às 9h; e Maria Bahia (Vila Murumuru), às 15h.
No dia 9, as UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e Hiroshi Matsuda, recebem as ações, às 8h e 9h, respectivamente.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos