Seaspac: Programa Criança Feliz recebe equipamentos para aperfeiçoamento das atividades
A equipe de visitadores do PCF participou de uma capacitação para utilização do sistema e-pcf que avalia e monitora os avanços das ações desenvolvidas pelo programa no âmbito municipal.
Entre agosto e outubro deste ano, o Programa Criança Feliz (PCF) realizou mais de 7 mil visitas e, atualmente, acompanha mais de 600 famílias. Recentemente, o programa recebeu equipamentos e capacitação que ajudarão no atendimento às famílias e no armazenamento de informações.
No início de outubro, a equipe de visitadores do PCF participou de uma capacitação para utilização do sistema e-pcf que avalia e monitora os avanços das ações desenvolvidas pelo programa no âmbito municipal. O sistema possibilita a construção, melhoria e qualidade nos atendimentos. Para isso, foram entregues 26 tablets, provenientes de recursos federais, às equipes do programa. A capacitação durou cinco dias e os visitadores foram orientados a como manusear o sistema.
“Na mesma semana ocorreu a entrega dos tablets para todos os visitadores do programa no município. Esse equipamento tem como objetivo auxiliar os visitadores no lançamento das informações no sistema, fazendo com que seja mais fácil o acesso a essa informação, sendo registrada de forma direta”, explica o coordenador do PCF, Luiz Silva.
Durante a capacitação, houve a participação de uma consultora do Ministério da Cidadania. Marabá foi um dos municípios selecionados, cujo plano de formação continuada da equipe foi escolhido para ser referência de boas práticas do Programa Criança Feliz no âmbito federal. Durante a consultoria, a equipe demonstrou como o programa funciona no município no que se refere à capacitação continuada.
“Estamos servindo de modelo, como se fosse um laboratório de metodologias usadas nessa temática. A consultora aplicou um questionário aonde os visitadores na formação com perguntas de forma direta com o objetivo de sanar quais são as metodologias utilizadas pelo município de Marabá no que se refere à capacitação continuada”, ressalta o coordenador.
Atualmente, o PCF conta com quase 100% das famílias cadastradas com formulários preenchidos no sistema, o que facilita o monitoramento da coordenação do programa na avaliação das ações direcionadas às famílias acompanhadas.
Entrega de bicicletas
Recentemente, os visitadores do Programa Criança Feliz receberam 24 bicicletas que agilizarão os atendimentos às famílias cadastradas no programa.
O PCF é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEASPAC) e realiza visitas domiciliares que atendem crianças na faixa da primeira infância, até 6 anos, com atividades que têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades nas crianças. Essas atividades são aliadas à ações em outras áreas como saúde, educação, cultura e assistência social.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Seasapc