Seaspac: Programa Criança Feliz participa de Seminário Internacional

(2 de dezembro de 2020)

A Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários), por meio do Programa Criança Feliz, participa até esta quinta-feira, dia 3, do III Seminário Internacional – A Qualificação das Ações do Programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância: desafios e oportunidades, em Brasília-DF.

O evento começou dia 1º de dezembro e conta com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 países do Programa Conjunto Fundo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), do Banco Mundial e de fundações ligadas à infância, além de coordenadores estaduais e parceiros do Programa Criança Feliz (PCF), governadores e secretários estaduais e municipais de Assistência Social a programação está sendo transmitida ao vivo pela web.

A Seaspac organizou uma estrutura para a participar do evento, respeitando todas a normas de segurança da Covid-19, para participação do Criança Feliz local. No primeiro dia, a programação tratou sobre a importância da agenda da primeira infância e o panorama do PCF no Brasil. Além de apresentações dos estados de São Paulo e do Pará, demonstrando o papel que exercem como gestores, articuladores e multiplicadores.

Na mesa de trabalho, que discute as propostas de aprimoramento do programa, estão sendo abordados em cinco eixos temáticos: a informatização do PCF, com o uso da tecnologia no atendimento às famílias; a promoção da parentalidade, do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos nos diferentes modelos de atendimento; a integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o PCF nos diferentes modelos de gestão; o financiamento do programa; e a educação permanente, com a formação por diferentes níveis e módulos.

O município de Marabá participou com membro da mesa de trabalho, do eixo de educação permanente, com a formação por diferentes níveis e módulos, onde foi mostrado e apresentado o plano de formação continuada que o município traz como ferramentas de qualificar os profissionais do programa. “Compreender o processo de capacitar os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz, e entender que nosso trabalho vai além, chegando nas mais de 400 famílias atendidas. São crianças que tem sonhos, sonhos que precisam ser realizados, somos os mediadores que levamos o desenvolvimento infantil na sua íntegra”, afirmou Luiz Souza, coordenador do Programa Criança Feliz.

O Programa Criança Feliz completou quatro anos em outubro de 2020 e, desde o início das atividades, realizou mais de um milhão de visitas. São mais de 898 mil crianças atendidas, 881 mil famílias acompanhadas e 202 mil gestantes atendidas em 2.783 municípios de todas as unidades federativas do Brasil.

O município de Marabá aderiu ao programa em outubro de 2017, com mais de 2 anos de atuação foram mais de 900 famílias que passaram pelo programa. Atualmente  40 mil visitas foram realizadas. Em 2020, até o atual momento foram 14.773 visitas de forma presencial e remota, resultado este considerado de total importância para o público atendido.

Atualmente a equipe do programa Criança Feliz é composta por um coordenador, dois supervisores e 17 visitadores domiciliares, lotados nos quatro CRAS espalhados no município.

Texto e fotos: Divulgação