Seaspac: Programas de Assistência Social acompanham cerca de 27 mil famílias
Nos dois últimos anos, a Prefeitura de Marabá teve grandes avanços, nos setores de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários. Foram implantados seis novos serviços, além da reativação e fortalecimento de programas que contemplam, desde as crianças aos idosos em situação de vulnerabilidade. Só por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), são acompanhadas 26.331 famílias.
O funcionamento dos quatro Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Projeto Ceaca, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) e o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI), são exemplos claros desse novo tempo no setor social da Prefeitura.
A secretária responsável pela pasta, Nadjalucia Oliveira, observa que o primeiro passo para atingir os objetivos foi a redução de pessoal e de custos, dentre eles, o de aluguéis. Cerca de 50% do valor retornou para os cofres púbicos. Segundo a Secretária Nadjalucia Oliveira Lima, da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), com a renegociação a economia foi o equivalente a 15 mil mensais, a qual contribuiu para as melhorias na Seaspac.
“A missão da gestão era organizar a casa e otimizar os recursos. Foi um desafio que conseguimos administrar até organizarmos os nossos serviços”, destacou a secretária.
Com a otimização de recursos, a Prefeitura tem reformado, climatizado e mobiliado todos os espaços onde funcionam os serviços e programas da Seaspac, tudo foi feito com licitação, como rege a legislação.
Com a estrutura organizada passaram a funcionar efetivamente novos serviços na zona urbana e rural como abordagem social, plantão social, acolhimento de pessoas idosas e moradores de rua, políticas públicas efetivas para mulheres e o programa Criança Feliz. Os novos serviços têm provocado reflexo nas ruas. O fortalecimento da convivência e fortalecimento de vinculo é outro serviço que está a todo vapor no município.
Dois exemplos recentes e de grande repercussão que também evidenciam o funcionamento do setor foi o do retorno do chinês Tao Yan, o “chinguilingue”, para China e o acolhimento do idoso João Alves, na Casa do Idoso. O idoso foi encontrado na rua empurrando um carrinho cheio de bagulhos, próximo a um posto de gasolina na Folha 26.
Nos últimos dois anos, a população conta com o plantão social, atendimento inclusive aos fins de semana com técnicos da Seaspac disponíveis para atender a população com denúncias e pedidos de ajuda, como o auxílio funeral.
Na geração de renda, através do CRAS em parceria com organizações não governamentais, foram beneficiadas 2028 pessoas com mais de 20 oficinas. Nesse aspecto, a Prefeitura ainda conta com a Feira do artesanato, que beneficia 100 artesões.
A Prefeitura avançou também em relação aos espaços próprios. O Espaço de Acolhimento para crianças está sendo construído no bairro Novo Horizonte e a Casa dos Conselhos também está avançando. Além disso, são mantidos pelo poder público municipal a Casa do Idoso, Casa de Passagem, Acolhimento POP e Conselhos Tutelares.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio