Seaspac: Projeto itinerante de assistência social iniciou na zona rural com serviços dos CRAS
Neste mês de setembro, a Secretaria Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) iniciou o projeto Secretaria Itinerante que leva todos os serviços desenvolvidos no centro de referência para as populações mais distantes dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Inicialmente o foco é a zona rural. Na quinta-feira, 22, as ações ocorreram na Vila Murumuru.
“Ela foi pensada a partir do momento em que sentimos necessidade de expandir mais os serviços. A assistência no município hoje é enorme, mas às vezes ainda faltam locais que não conseguimos chegar, devido ao tamanho geográfico da cidade”, explica Luiz Silva, diretor técnico da Seaspac.
Serviços como o Programa de Integração à Família (PAIF), carteira do idoso, orientação do BPC, atendimento psicossocial, atendimento com assistente, benefícios eventuais, atualização e recadastramento do Auxílio Brasil, são alguns dos assuntos levados aos locais.
As ações iniciaram no dia 20, nas Vilas Geladinho e Matrinchã. “Levamos os atendimentos e verificamos como seria a dinâmica, que se mostrou viável, com mais de 50 atendimentos localizados, mesmo sendo locais pequenos”, conta Luiz.
No dia 23, a ação itinerante será nas Vilas Espírito Santo, Sororó e Itainópolis, com expectativa de mais de 100 atendimentos.
Na próxima semana, o projeto irá para a região do Rio Preto. Iniciando na Vila Santa Fé, no dia 26, com expectativa de atender mais de 100 usuários por ação. No dia 27 será a vez da Vila União e no dia 28, nas Vilas São Raimundo e Três Poderes. Dia 29 é o encerramento desse primeiro momento da ação, na Vila Capistrano de Abreu com perspectivas de 150 atendimentos.
“Depois retornaremos e vamos avaliar os impactos para planejarmos os próximos meses”, conclui Luiz.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação