Seaspac: Programa Qualifica Jovem terá mais de 400 vagas para cursos profissionalizantes
A partir de sexta-feira, (12), estarão abertas as inscrições para o Programa Qualifica Jovem que ofertará mais de 400 vagas para jovens na faixa etária de 14 a 24 anos, atendidos pelas políticas de assistência social do município. O programa tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho.
Serão ofertadas oportunidades de cursos profissionalizantes em diversas áreas, como: Secretariado, Almoxarifado, Auxiliar de farmácia, Auxiliar administrativo, Informática básica e Empreendedorismo, entre outros, a depender da localidade da inscrição dos participantes.
A inscrição será feita de maneira online, entre os dias 12 e 15 de agosto, através do link: https://doity.com.br/qualifica-jovem-acessuas-trabalho
O trabalho será realizado através do Programa de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO), desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
As vagas serão disponibilizadas por ordem de prioridade para:
1. Jovens com deficiência beneficiária do BPC;
2. Jovens inscritos do Cad Único
3. Beneficiários do programa bolsa família
4. Jovens egressos do serviço de convivência para jovens
5. Egresso do sistema socioeducacional
6. Famílias com presenças de situação de trabalho infantil
A demanda espontânea poderá ser atendida, desde que esteja dentro do perfil de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa família e seja encaminhada para atendimento/acompanhamento em algum equipamento da Secretaria de Assistência Social e/ou instituição da rede socioassistencial.
ACESSUAS
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.
As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico profissional; a intermediação pública de mão de obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); a articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.