Seaspac: Qualifica Jovem inicia processo para curso de formação de mais de 400 alunos
O auditório da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) ficou lotado de jovens, entre 14 e 24 anos de idade, na tarde desta segunda-feira (29). São participantes do programa “Qualifica Jovem”, desenvolvido pela prefeitura com o objetivo de preparar a juventude para o mercado de trabalho.
A segunda turma, foi recebida para aula inaugural, na manhã desta terça-feira, (30), no contraturno da escola, como orienta o programa. Para participar os jovens tiveram de se cadastrar no site da prefeitura que disponibilizou o acesso até a última semana. São mais de 400 vagas no total.
Priscila Veloso, secretária adjunta da Seaspac, explica como o Qualifica Jovem vai funcionar.
“A partir de hoje iremos formar as turmas para os cursos de secretariado, almoxarifado, auxiliar de farmácia, auxiliar administrativo, empreendedorismo e informática básica. Eles vão se inscrever nos cursos que tiverem interesse e aí vamos descentralizar os cursos para serem realizados nos locais mais próximos possíveis das residências deles”, explica a secretária adjunta.
Os jovens são residentes de diversas partes da cidade, desde o núcleo Cidade Nova ao Distrito de Morada Nova, pontos extremos, mas que recebem de igual forma toda a assistência da prefeitura. Aliás, no primeiro contato com o programa, a turma já recebeu do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), um dos parceiros do programa, dicas e orientações essenciais para aqueles que já querem participar de processos seletivos para a disputa de vagas do primeiro emprego.
“O CIEE é uma entidade sem fins lucrativos que atua em todo o Brasil com a inserção de jovens no mercado de trabalho e um dos apoios pilares é a assistência social, tendo em vista que o público que se atende são pessoas de vulnerabilidade social. O Qualifica Jovem é importante, pelo fato de que são pessoas que necessitam se inserir no mercado de trabalho e para isso, precisam ter algum tipo de qualificação para que as empresas visualizem esses jovens. Hoje vamos selecionar três para participar de um processo seletivo e consequentemente desses três vai ser escolhido um, para ser contratado”, revela Jucie Cardoso, consultor do CIEE.
Dicas para conquistar e manter-se no mercado de trabalho
A inserção no mercado de trabalho não é uma tarefa nada fácil, mas alguns caminhos facilitam esse acesso, a exemplo dos programas Qualifica Jovem ofertado pela prefeitura, o Jovem Aprendiz, bem como, sites especializados em estágios, como CIEE, onde a pedagoga Kellen Oliveira trabalha orientando e direcionando jovens com dicas que podem aproximar o candidato da vaga pleiteada.
“O perfil do jovem aprendiz é ter idade entre 14 a 24 anos, estar matriculado em alguma instituição para que assim as empresas possam fazer uma triagem para contratação do jovem. Quando ele é contratado faz um curso de capacitação na instituição que o prepara para atuar dentro da empresa contratante” explica a pedagoga.
Ainda de acordo com Kellen, para os jovens que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho, a dica é buscar formações como cursos de aprimoramento, vendas, administrativos, informática, dentre outros, pois, isso contará para o preenchimento do currículo e pode ser decisivo em um processo seletivo. Além disso, no CIEE, por exemplo, o jovem precisa estar cadastrado no site para participar dos processos seletivos.
“Para aqueles que ainda não entraram no mercado de trabalho, a dica é ficar se capacitando, porque daí já vai com o currículo preparado para as entrevistas. O principal ponto para se destacar é ter um bom currículo e mesmo para jovens de baixa renda, sabemos que existem muitas plataformas hoje, que oferecem cursos gratuitos, como o Saber Digital que gera certificado e eles podem estar colocando para enriquecer o currículo tornando-o atrativo para a empresa. Além disso, precisa ter habilidades como proatividade, iniciativa, mostrar comprometimento, pontualidade. Os jovens precisam demonstrar esse compromisso e responsabilidade com o trabalho, no caso dos tímidos, devem enfrentar o medo de falar, dar bom dia, boa tarde, se comunicar” enfatiza a pedagoga.
Jovens entusiasmados com o programa
Guilherme Lima, 16 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio, está de olho em todas as orientações repassadas no programa. A expectativa dele é de que logo consiga uma oportunidade também em uma empresa do município.
“Quero sair daqui com o currículo e uma vaga de emprego. Eu quase consegui um emprego em um banco, mas não deu certo por causa da idade que estava fora do perfil. Mas agora, estou aqui para me inscrever no curso de auxiliar administrativo”, disse o adolescente.
Com a Jhenifer Floriano, 17 anos, não é diferente. A estudante do segundo ano do ensino médio, em Morada Nova, sabe o quanto é importante fazer cursos para ampliar as chances de seleção, por isso, se cadastrou no programa a fim em busca de qualificação.
“Eu vim atrás de aprendizado e tenho expectativa muito alta. Os cursos me chamaram muita atenção e quero concluir o curso de auxiliar de farmácia. É uma oportunidade muito boa” comenta a jovem.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento