SEASPAC: Secretaria itinerante leva atendimento para a comunidade da Vila Brejo do Meio
A comunidade de Brejo do Meio, distante cerca de 20 quilômetros de Marabá, recebeu na manhã desta sexta-feira, 1º de março, as equipes da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), para atendimento em diversos serviços e cursos profissionalizantes.
O projeto Secretaria Itinerante leva aos bairros da zona urbana e também para as comunidades da zona rural, serviços que são ofertados pelos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS do Amapá) como o Primeiro Cadastro e atualização do CadÚnico; Emissão da Carteira do Idoso; Agendamento e Orientação do BPC (Benefício de Prestação Continuada); Orientações para requisição do Passe Livre para Pessoa com Deficiência; Pedido de segunda via da Certidão de Nascimento e Atendimento Social.
“Muitas famílias às vezes ficam com dificuldades de ir até a cidade, deslocamento, dinheiro, pagar passagem, então é esse planejamento para atender essas famílias que realmente precisam, que moram tão longe que essa ação foi pensada pela Seaspac, ir até as comunidades mais distantes”, explica Priscila Veloso, Secretária Adjunta da Seaspac.
A ação aconteceu nas dependências da Escola Municipal Pedro Marinho e a aposentada Carmelita Silva Barros, 62 anos, não perdeu tempo e foi até a escola para atualizar seu Cadastro Único e tirar a segunda via do passe livre.
“Eu estou aqui para tirar o documento para viajar que é o cartão do idoso e estou sendo bem atendida aqui, todos são educados e fui bem atendida”, explica a aposentada.
A senhora Maria Divina Pereira da Silva, 50 anos, disse que é importante a presença do atendimento da secretaria na zona rural.
“Tem que vir mais vezes, porque a gente precisa muito aqui na Zona Rural. Está precisando muito desse serviço e cada vez que vem temos alguma coisa para fazer, como a atualização do cadastro. Muitas famílias aqui têm dificuldade de ir até a cidade”, explica.
Na programação realizada pela Coordenação de Emprego e Renda consta também uma roda de conversa sobre a violência de gênero, rede de enfrentamento à violência, realizada pela Coordenadoria da Mulher e Centro de Referência da Mulher (CRAM) e Oficina de fabricação de doce de leite em pó.
“Hoje nós viemos aqui, com a oficina de doce de leite em pó, trazendo para a comunidade para que essas mulheres se empoderem. É bom fortalecer o empreendedorismo. Para que as mulheres não fiquem ociosas em casa e para que as mulheres tenham mais uma fonte de renda”, afirma Deracy Muriel, Diretora Departamento Emprego e Renda.
Adriana Souza Lima é uma das alunas da oficina e representante do Grupo Nós do Brejo. Segundo ela é importante a realização de mais cursos dessa natureza para capacitar as mulheres da zona rural de Marabá.
“É muito importante, vir essa ação para cá, para o Brejo do Meio, beneficiando tanto os jovens como crianças através de cursos profissionalizantes. Então é muito importante que vocês também estejam aqui, junto com a gente fazendo essa ação, trazendo também esse benefício para as mulheres, para a gente se desenvolver, para a mulher ter uma nova fonte de renda”, diz.
Texto: Victor Hâor
Fotos: Paulo Sérgio