Seaspac: Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência encerra em Morada Nova

O encerramento da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi com chave de ouro, na sexta-feira (8), no auditório da E.M.E.F Gabriel Sales Pimenta, em Morada Nova, realizado pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) III em parceria com a E.M.E.F Pedro Peres Fontenelle.

As palestras importância da prevenção e consequências da gravidez precoce foram proferidas pelas enfermeiras Maurícia Macedo e Katiane de Souza do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), e ainda pela enfermeira Marinólia de Jesus, da Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto. Na ocasião, 142 alunos pertencentes ao 9º ano da Escola Pedro Peres, participaram do evento que contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Pedro Corrêa, da conselheira tutelar Cirlane Nascimento, entre outros.

De acordo com a pedagoga do CRAS de Morada Nova, Elaine Sampaio, cada Centro de Referência ficou responsável por uma ação durante a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

“A maioria dos alunos não tinham informações acerca do tema, não sabiam os tipos variados de doenças sexualmente transmissíveis informados pela enfermeira do CTA. Foram muitas dúvidas e perguntas”, ressaltou Elaine Sampaio.

Para a pedagoga do CRAS, trata-se de assuntos que não são abordados em casa facilmente, e até mesmo em sala de aula. “As vezes o professor fica podado em trabalhar esse assunto, e nós da assistência social e saúde podemos abordá-lo em parceria com a comunidade”, disse.

O professor de Matemática Gildeberg de Araújo Guimarães, responsável por levar os alunos achou a palestra proveitosa, e afirmou que todo conhecimento é válido. Trata-se de um tema transversal, pois foram apresentados gráficos e tabelas de índice de AIDS dos municípios no Sudeste do Pará.

“Eles [alunos] ficaram curiosos sobre o tema. Eles gostaram muito das palestras, outros ficaram horrorizados com as DST’s. A maioria não tem essa conversa com os pais”, destacou.

CRONOGRAMA

O lançamento da campanha aconteceu na Câmara Municipal, dia 1º, no dia 2, a programação ficou por conta da Associação da Mulher, Projeto Ideia do bairro Liberdade. Já no dia 4, a roda de conversa ficou por conta do CRAS, Bairro Amapá, com um grupo de adolescentes. Já no dia 5, o CRAS Nova Marabá realizou outra roda de conversa e dia 6 foi a vez do CREAS. No dia 7, o CREAS do bairro Bela Vista teve oportunidade de participar da semana, e no dia 8 foi o encerramento da campanha com o CRAS de Morada Nova.

CRAS

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

ACESSIBILIDADE
X